one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


638 mil crianças entre 5 e 14 anos trabalham, apesar de a legislação brasileira proibir a prática para menores de 16 anos

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo com redução, piores formas de trabalho infantil permanecem

Criado em 08/05/13 14h05 e atualizado em 27/05/13 15h27
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Desde os anos 90, houve expressiva redução do trabalho infantil no Brasil. Em 1992, havia 8,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em atividades remuneradas, contingente que caiu para 3,6 milhões em 2011. Mas depois do esforço inicial, permanece o desafio de erradicar a participação das crianças nas funções consideradas mais precárias: trabalho doméstico, tráfico de drogas, agricultura familiar, comércio ambulante e exploração sexual. Cerca de 258 mil crianças e adolescentes trabalham em casa de terceiros, aponta o relatório Brasil Livre de Trabalho Infantil, da ONG Repórter Brasil. O material foi lançado hoje em audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, no Congresso Nacional.

Passada a primeira fase de enfrentamento do trabalho infantil, a dificuldade é combater as piores formas de exploração, geralmente informais ou ilegais. No caso do trabalho doméstico, por exemplo, o princípio da inviolabilidade do lar impede a fiscalização da atividade. Em outubro, o Brasil vai receber a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo do relatório, explica o presidente da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, é mostrar que apesar de ter reduzido suas taxas, o Brasil segue com muitos problemas a serem resolvidos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A principal marca do trabalho infantil doméstico é a presença feminina – é a função em que há mais meninas de 16 anos trabalhando, apesar de ser proibida para menores. Já as atividades agrícolas são aquelas em que as crianças começam a trabalhar mais cedo – há cerca de 450 mil brasileiros de 5 a 13 anos trabalhando no campo, especialmente na agricultura familiar. Já no meio urbano, os serviços informais e o tráfico de droga são as atividades que mais arregimentam meninas e meninos com menos de 16 anos. Os riscos a essas crianças e adolescentes são físicos e psicológicos, explica Sakamoto.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Apesar de ter se comprometido a erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2015, o Brasil não deve conseguir atingir essa meta, avalia Sakamoto. A principal barreira é cultural: parte da sociedade acredita que o trabalho é dignificante em qualquer idade e que é melhor essas crianças estarem ocupadas do que nas ruas, vulneráveis ao aliciamento para atividades criminosas. Um sintoma dessa percepção é o enorme quantidade de autorizações concedidas pela própria Justiça para o trabalho de menores de 18 anos – é o chamado trabalho infantil insitucionalizada. Só em 2011, foram registrados no cadastro de emprego formal da iniciativa privada brasileira 3.134 casos de crianças e adolescentes trabalhando com autorização prévia da Justiça.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A exploração sexual de menores continua sendo uma preocupação. As entidades envolvidas com o enfrentamento do problema alertam para a intensificação desse tipo de violação nas regiões onde estão sendo construídas as grandes obras de infraestrutura para megaeventos, como a Copa do Mundo. O relatório cita pesquisa da Childhood Brasil com trabalhadores da construção civil em 2009 que apontou que 57,3% dos entrevistados afirmaram ter testemunhado a exploração sexual infantil perto das obras. E mais grave: 25,4% relataram ter, eles mesmos, feito programa uma ou mais vezes com pessoas nessa faixa etária.

Confira no infográfico abaixo dados sobre o trabalho infantil com base no Relatório

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário