one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O programa Bom Dia, Ministro entrevista a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Imagem:

Compartilhar:

Suspensão de editais para produtores negros é "ação racista", diz Marta Suplicy

Criado em 22/05/13 10h01 e atualizado em 22/05/13 11h39
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Ministra da Cultura, Marta Suplicy
Seleções, que foram impugnadas ontem, dariam a artistas negros o acesso a recursos públicos para produções culturais com temática negra (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil )

A  ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse hoje (22) que a pasta está "indignada", com a decisão da Justiça que determinou a suspensão dos editais para criadores negros. A impugnação se deu a partir de uma ação popular apresentada pelo procurador aposentado do estado do Maranhão, Pedro Leonel Pinto de Carvalho, e foi sentenciada pelo Juiz Federal José Carlos do Vale Madeira.

Saiba mais: Cultura lança editais para criadores e produtores negros

Os quatro editais suspensos (Edital n. 03, de 19 de novembro de 2012, do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual; Edital Prêmio FUNARTE de Arte Negra; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; e Edital de Apoio à Pesquisadores Negros) foram realizados pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir).  O objetivo era promover a realização de produções culturais pela população negra. Segundo Marta, os editais surgiram em decorrência da observação, pela Lei Rouanet, da falta da temática negra entre os contemplados. 

A ministra da Cultura disse, ainda, que o governo já está tomando as providências necessárias para reverter a decisão. “É uma ação racista. Nós estamos recorrendo e vamos ganhar”, enfatizou. Marta citou que também há editais indígenas e que será lançado, em breve, editais para mulheres.  “Nós temos que ter ações afirmativas no país para compensar as dificuldades de certas comunidades que não conseguem ter recursos”, explicou.

Assista o depoimento da ministra da Cultura sobre o assunto:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário