one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reintegração de posse: polícia usa bombas de efeito moral

Imagem:

Compartilhar:

Programa discute a desmilitarização das polícias no Brasil

Criado em 29/07/13 19h32 e atualizado em 29/07/13 19h47
Por TV Brasil

O Brasilianas.org desta semana discute os exageros das forças policiais durante as manifestações que ocorreram nas principais cidades do país. Em entrevista ao site britânico de notícias BBC, Átila Roque, diretor da Anistia Internacional no Brasil, contou ter testemunhado o uso "totalmente indiscriminado" de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, "orientados não contra as pessoas que estivessem oferecendo alguma ameaça, mas simplesmente para dispersar todo mundo", durante protestos na cidade do Rio de Janeiro. Outro triste acontecimento foi a morte de 13 pessoas, dentre elas uma criança, durante incursão da polícia carioca nas favelas da Coreia e Taquaral, no início de Julho.

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

Esses são alguns dos últimos acontecimentos que fizeram grupos da sociedade civil retomarem o debate da desmilitarização das polícias no país.

Assista ao programa da TV Brasil a partir das 20h

Para alguns especialistas, as forças de segurança, em especial as polícias Civil e Militar, herdaram a cultura da violência do período de ditadura militar (1964-1985), sendo expressamente necessária uma reforma nessas instituições. Em maio de 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou o fim da Polícia Militar no Brasil, tendo em vista o número de mortes ocasionadas pela atuação das PMs sem desfecho na justiça.

Para debater esse tema, o programa convidou o Tenente Coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Adilson Paes de Souza, que também é Mestre em Direitos Humanos; o cientista político e membro do Fórum de Segurança Nacional Guaracy Mingardi;  e o doutor em Antropologia e idealizador do primeiro Bacharelado em Segurança Pública no país, da Universidade Federal Fluminense, Roberto Kant de Lima.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário