one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara. Polícia usa bomba de gás para dispersar o protesto

Imagem:

Compartilhar:

Desmilitarização: especialistas propõem uma nova polícia

Criado em 01/08/13 16h00 e atualizado em 01/08/13 18h39
Por Portal EBC

Para entender melhor o que é a desmilitarização, os prós e contras de se adotar a proposta, o Portal EBC realizou nesta quinta-feira (1º) um bate-papo sobre o tema. Especialistas debateram o modelo de polícia no Brasil, a questão do corporativismo e da impunidade policial, a violência nas manifestações e apresentaram propostas para uma política de segurança pública eficiente. Para os participates, desmilitarização não é só "tirar a farda" de militar. 

Confira a íntegra do debate sobre desmilitarização com Alexandre Ciconello, advogado especialista em direitos humanos, Nelson Gonçalves de Souza, militar da reserva, especialista em segurança pública e professor da Universidade Católica de Brasília e Carlos Weis, coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

 

Para Nelson Gonçalves o significado da desmilitarização não está na denominação e sim no método. Ela deve ser entendia como uma mudança de valores e princípios que norteiam a polícia brasileira.
Hoje no Brasil há uma bipartição da polícia, dividida entre civil e militar. Polícias regidas por normas, regimes e filosofias diferentes e que por vezes competem entre si. O defensor público Carlos Weis cita como exemplo a rigidez do regimento interno da PM de São Paulo, que proíbe o qualquer militar, seja aposentado ou da ativa, de fazer crítica a corporação.  Os crimes cometidos por militares também são julgados em uma instância própria o Tribunal de Justiça Militar.
Entre os motivos para acabar com a polícia militar estão o corporativismo, o exacerbado cultivo a símbolos e valores da corporação, o treinamento de combate e cultura de enfrentamento. Weis citou como exemplo a declaração de um dos réus do julgamento do Massacre do Carandiru, quando o policial declarou que “a Rota é um sacerdócio”. Para Ciconello, 'uma polícia que tem a lógica do revide não pode existir dentro do ambiente democrático'. Já o Gonçalves acredita que “as polícias brasileiras são resultados de uma construção social desde a chegada da Coroa portuguesa” e que uma mudança nos cursos de formação da PM já passam por mudanças.
Alexandre Ciconello destacou a violência da polícia brasileira. 'Polícia norte-americana, registrou 900 casos de homicídios por policiais a do PM do Rio de Janeiro mata em média 1,2 mil pessoas por ano”, afirma o advogado especialista em direitos humanos.
Como primeiro passo para a desmilitarização passa pelo debate das propostas de emenda à constituição sobre tema que estão sendo discutidas no Congresso, diz Wies. Mas, para além do fim da polícia militar, os debatedores apontam para a importância da unificação das policias, a reformulação no treinamento, voltado para uma prática cidadã, e o fortalecimento do controle externo e transparência nas ações. Para Nelson Gonçalves, hoje há uma tentativa séria de mudança no discurso formativo desses policiais e se dará na renovação dessas corporações. 'Estamos falando de um processo que precisa ser educacional e que levará bastante tempo', diz o professor.

Participação
O bate-papo contou a participação dos internautas. Questionado sobre o abuso de poder e a impunidade policial, Alexandre Ciconello, falou da dificuldade de punir maus policiais. “A cada 100 crimes cometidos por policiais menos de oito são investigados”, disse o advogado. O representante da Defensoria Pública de São Paulo informou que o órgão está entrado com 300 pedidos de indenização de famílias que tiveram parentes mortos por policiais.

Perguntados sobre quem poderia fazer a mediação com os manifestantes, Weis sugeriu que as recomendações da ONU sejam seguidas, e que o diálogo seja feito como controle compartilhado, com um representante do Estado e outro indicado pelos manifestantes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário