one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fórum Social precisa ser repensado para evitar esvaziamento, defendem convidados

Criado em 24/01/14 23h13 e atualizado em 25/01/14 13h13
Por Danyele Soares Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Porto Alegre - Debate sobre Trabalho Decente, Democracia e Desenvolvimento. E/D: Claudir Nespolo, CUT; Aldolfo Aguirre, Argentina; Jaime Arciniega, Equador; e Shady Elnoshokaty, Egito (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Fórum Social  em Porto Alegre  tem mais de 270 atividades autogestionadas, como debates, mostras, performances e expressões culturais (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Desde a primeira edição, em 2001, o Fórum Social é um espaço de debate e articulação de entidades e movimentos sociais. Mas o encontro, que foi criado para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, vem se esvaziando a cada ano. A edição de 2014, que ocorre de 21 a 26 de janeiro, reúne 7 mil pessoas, sendo 3 mil inscritos. Em 2001, por exemplo, o evento  recebeu 20 mil participantes e, em 2002, 12 mil. Na tentativa de ampliar a mobilização para o fórum, alguns convidados defendem que é preciso repensar o encontro.

É o que acredita o secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores da Argentina, Adolfo Fito Aguirre. Para ele, o evento teve um período de ascenção, mas agora há um declínio. Contudo, ainda é um importante espaço democrático. Aguirre explica que o novo contexto social pede que a atividade seja repensada. “É preciso construir outro paradigma, pois o atual não é provocante. Hoje, são outros debates e temos que nos adaptar.”

 

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário