one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


PM em Vitória tentam capturar filmadora de manifestantes

Imagem:

Compartilhar:

Copa do Mundo teve 19 casos de agressões a jornalistas

Criado em 18/06/14 16h23 e atualizado em 23/06/14 14h29
Por Leandro Melito - Portal EBC

Brasília - Dados divulgados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) contabilizam 19 casos de jornalistas agredidos nas cidades-sede da Copa do Mundo em seis dias de evento. A Polícia Militar é a maior responsável pelas agressões (88% dos casos). Entre as agressões cometidas pela PM, a maior parte (46%) ocorreu de forma intencional: apesar do jornalista estar identificado como tal. "A Abraji considera que a polícia continua usando força excessiva e descabida em muitas ocasiões, prejudicando o trabalho da imprensa e a liberdade de expressão", ressalta a nota divulgada no site da organização.

A Abrajo chama atenção para a necessidade da observação por parte das forças de segurança, da resolução nº 6/2013 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), segundo a qual "repórteres, fotógrafos e demais profissionais de comunicação devem gozar de especial proteção no exercício de sua profissão, sendo vedado qualquer óbice à sua atuação, em especial mediante uso da força".

A resolução foi elaborada após a onda de agressões a jornalistas registradas durante a jornada de protestos de junho de 2013, que acaba de completar um ano. Durante o período, a Abraji registrou 173 casos de violência contra profissionais da imprensa. A tabela com todos os casos registrados de maio de 2013 a junho de 2014 está disponível no link.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário