one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tráfico de pessoas

Imagem:

Compartilhar:

Fortaleza: ONGs criticam falta de prioridade no combate à exploração de crianças

Criado em 12/06/14 10h31 e atualizado em 02/01/15 16h42
Por Mariana Tokarnia Edição:Lilian Beraldo Fonte:Agência Brasil

O Fórum Permanente das ONGs de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Fórum DCA) Ceará critica a falta de prioridade da prefeitura de Fortaleza no combate a violações de direitos de crianças e adolescentes. A capital do Ceará é uma das cidades-sede da Copa do Mundo.

Leia também no Portal EBC: 

Confira cobertura completa da Copa do Mundo 2014

Fortaleza deve receber mais de 400 mil turistas durante a Copa

Fortaleza: conheça os detalhes da Arena Castelão

Segundo nota divulgada pelo Fórum, as ações empregadas na Copa da Confederações, em junho do ano passado, não foram suficientes para combater violações como a exploração do trabalho infanto-juvenil e a exploração do turismo para fins sexuais no município. Para o Fórum, as medidas também não surtirão efeito durante o Mundial, que começa hoje (12).

"Se existem medidas eficientes sendo tocadas em caráter de urgência, são as medidas de repressão das lutas e dos movimentos sociais que vêm denunciando as grandes violações do Estado à serviço da Fifa [Federação Internacional de Futebol]", diz a nota.

As organizações também reclamam da falta de participação da sociedade civil na construção da Agenda de Convergência, lançada pelo governo federal em 2012 com o objetivo de prevenir a violação de direitos humanos de crianças e adolescentes durante os grandes eventos.

"O processo da Agenda de Convergência não repercutiu em medidas mais consistentes e sólidas para as políticas públicas para crianças e adolescentes na cidade, a não ser gerar mais demandas para uma rede já fragmentada, fragilizada e precária", acrescenta o texto.

Após a Copa das Confederações, o Fórum DCA diz que o próprio Poder Público avaliou que as ações não funcionaram como deveriam. "A maior incidência de violação constatada pelo plantão instalado foi de uso e abuso de álcool e outras drogas, enquanto situações de exploração sexual e trabalho infantil apareceram de forma insignificante nos relatórios, enquanto podíamos constatá-las a olho nu em várias partes da cidade."

"Não vai ficar legado para a cidade", diz a integrante do Fórum DCA Lídia Rodrigues, pequisadora responsável pela Nota Técnica sobre as Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Fortaleza do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) do Ceará, uma das organizações que compõe o Fórum. "Temos uma defasagem muito grande de políticas [para crianças e adolescentes]. Fortaleza deveria ter 25 conselhos tutelares, tem seis, sendo que dois não têm sede própria. Existe apenas uma delegacia especializada em todo o Ceará e nessa delegacia só tem uma delegada", diz.

De acordo com o Cedeca, Fortaleza está entre as cidades com mais altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados, a cidade ocupa o segundo lugar na rota de turismo sexual no Brasil. Com a chegada da Copa do Mundo, há a preocupação de que o problema aumente com a circulação dos mais de 400 mil visitantes.

Mesmo com esse cenário, o Fórum DCA alega que o Ceará não tem um Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - documento responsável pela orientação das políticas,  destinação de recursos públicos e implementação dos serviços de forma eficiente. Em 2010, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) destinou R$ 255, 8 mil para a Rede Aquarela, programa de referência da prefeitura no tema, chegando a executar 94,74% desse montante. Em 2013, ano que antecede a realização da Copa, foram destinados ao programa R$ 911,2 mil, no entanto, apenas 4,19% foram executados.

"Fortaleza é conhecida internacionalmente como cidade com esse problema sério da exploração sexual. Na contramão disso, o governo vem reduzindo drasticamente os recursos para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual", diz a advogada e coordenadora do Cedeca Ceará, Talita Maciel. "O custo que estamos tendo com a Copa, o custo desse evento ser em Fortaleza, quem está pagando são as crianças e os adolescentes. É um custo muito alto."

Em nota à Agência Brasil, a prefeitura de Fortaleza rebate as críticas e diz que a rede de atendimento a crianças e adolescentes é prioridade. O documento diz ainda que o executivo local se comprometeu a cumprir as cláusulas do Termo de Compromisso com a Infância, elaborado pelo Ministério Público. "Várias ações sugeridas pelo documento, como o fortalecimento dos conselhos tutelares, estão sendo cumpridas", diz a nota. Ainda segundo a prefeitura, um dos conselhos tutelares já passou por reestruturação e, até o final do mês de julho, mais cinco conselhos tutelares da cidade, que estão passando por reforma, serão entregues à população.

"Diferente do que foi afirmado pelo Fórum DCA, que nunca teria participado de nenhuma reunião sobre a Agenda de Convergência, diversos trabalhos de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes serão intensificados durante a Copa do Mundo", diz a nota. Na próxima semana, a prefeitura vai apresentar o plano completo da agenda.

Em relação ao montante e à aplicação de recursos da Fundação da Criança e da Família Cidadã, a nota destaca que "só resta lamentar o equivocado comparativo realizado pelo Cedeca. Diante de tal situação, a Funci coloca-se à disposição para qualquer esclarecimento".

Editor: Lilian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário