one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Termina protesto de índios xikrins contra projeto da Vale no Pará

Criado em 17/06/14 17h11 e atualizado em 17/06/14 17h18
Por Luciano Nascimento Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Terminou o protesto dos índios da etnia Xikrin contra a ação da empresa Vale na região de Ouricolândia do Norte (PA). Os índios haviam retomado o protesto ontem (16), mas a situação foi resolvida após reunião entre representantes da Vale, índios, Funai e o Ministério Público Federal (MPF) no Pará, quando ficou acertado que a empresa irá elaborar proposta de compensação ambiental. Os termos serão apresentados no  próximo dia 25 quando haverá nova reunião entre Fubnai, Vale e índios.

Leia mais notícias

Os xikrins vinham fazendo protestos desde o último sábado (14), quando cerca de 150 índios fizeram manifestação na entrada do empreendimento Onça Puma, voltado para a extração de níquel. Os índios chegaram a bloquear a entrada do empreendimento, mas permitiram a passagem de ônibus com trabalhadores que fazem a manutenção dos fornos. A saída de funcionários não foi bloqueada. Apenas a produção de níquel foi paralisada.

De acordo com os índios, a extração de níquel está causando diversos danos à saúde da população e afetando o Rio Cateté, que serve à comunidade. O MPF no Pará entrou com uma ação contra a a Vale, pedindo a interrupção dos trabalhos da mineradora. O processo tramita na Justiça Federal de Redenção (PA).

Segundo o MPF, apesar de o projeto afetar a saúde dos índios, a Vale não iniciou nenhum programa de compensação de impactos e não cumpriu nenhuma das condicionantes previstas. Em nota, a Vale disse que a ação está em "fase de instrução, não havendo qualquer obrigação imposta à empresa"  A nota diz ainda que "as ações previstas no plano básico ambiental, aprovado pela Funai [Fundação Nacional do Índio], estão sendo realizadas, exceto as que dependem de autorização do povo indígena."

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário