one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem defenderam hoje (17) a concessão de asilo político ao norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem mantido pelo governo do seu país

Imagem:

Compartilhar:

Campanha pede asilo para Snowden no Brasil

Criado em 15/07/14 12h50 e atualizado em 15/07/14 18h55
Por Leandro Melito - Portal EBC

Brasília - Com a proximidade de completar um ano do asilo temporário de Edward Snowden na Rússia, que vence no dia 31 de julho, organizações da sociedade civil ligadas ao direito à informação movimentam uma campanha para que o ex-analista de informática da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos receba asilo político do Brasil.

Nesta quarta-feira (16), uma carta assinada por mais de 50 organizações da sociedade civil e entidades de classe nacionais e estrangeiras será entregue no Ministério da Justiça em Brasília.
Na carta, os ativistas argumentam que o Brasil foi o principal beneficiado com as revelações feitas por Snowden sobre a espionagem praticada pelo governo dos Estados Unidos a outros chefes de Estado, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

“O Brasil foi o que mais se beneficiou das revelações de Snowden, que denunciaram a estratégia de espionagem cibernética realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana sobre dados sigilosos e privados de outros países. Dentre os quais, dados da própria presidenta e da empresa estatal Petrobras”, diz o texto. 

Leia na íntegra a carta com o pedido de asilo a Edward Snowden

Entenda o caso Snowden e a espionagem da Petrobras

Histórico

Acusado de traição e espionagem pelos Estados Unidos, Snowden obteve em 1º de agosto de 2013 asilo temporário na Rússia pelo prazo de 12 meses. O ex-analista de informática revelou uma série de programas de espionagem em massa da NSA, que tinha como foco cidadãos, países aliados e organizações nacionais e estrangeiras. Com a proximidade da data de vencimento do asilo temporário, Snowden solicitou formalmente a prorrogação do pedido ao governo russo.

Desde que conseguiu o asilo temporário na Rússia, o ex-funcionário da NSA busca asilo permanente em outros países, como Equador (que abriga em sua embaixada em Londres o fundador do site wikileaks Julian Assange há dois anos) e o Brasil. Em uma entrevista exclusiva à Globo em junho deste ano, o ativista disse que formalizou o pedido ao país e declarou que "adoraria viver no Brasil", mas o chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo alegou que o Ministério das Relações Exteriores não recebeu o pedido.

"Meu asilo aqui [na Rússia] vence no começo de agosto. Se o Brasil ofecer [asilo] estarei feliz de aceitá-lo.(...). Adoraria viver no Brasil. Quando estava no aeroporto mandei um pedido a vários países. Brasil foi um deles, um pedido formal", afirmou à rede de televisão. Desde dezembro de 2013, uma campanha na internet arrecada assinaturas para a concessão de asilo de Snowden ao país e já conta com mais de" 80 mil assinaturas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário