one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O direito de mudar de gênero sexual

Imagem:

Compartilhar:

Brasil cai em ranking mundial de desigualdades de gêneros

Criado em 28/10/14 18h19
Por Sabrina Craide Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Brasil passou a ocupar o 71º lugar no ranking elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, que analisa as desigualdades de gêneros em 142 países. Piorou, portanto, a desigualdade em relação à pesquisa anterior, divulgada no ano passado, na qual o Brasil ocupava a 62ª posição na lista.

O estudo, denominado Global Gender Report 2014, avalia as diferenças entre homens e mulheres em aspectos como saúde, educação, economia e participação política. A Islândia ocupa o primeiro lugar na lista, ou seja lá as desigualdades entre homens e mulheres são as menores. Em seguida aparecem países como Finlândia, Noruega e Suécia. Nos últimos lugares estão Paquistão, Chade e Iêmen.

Leia também:

Presidente de ONG incentiva a denunciar crimes de ódio na internet

Capes lança edital de incentivo à pesquisa em Tecnologia Assistiva

Segundo o relatório, o Brasil fechou menos de 70% da lacuna entre gêneros, ficando em situação similar à do ano passado. O documento cita o fato de o país ter uma presidenta mulher, mas destaca que ainda há ligeira desigualdade salarial para trabalhos similares e estimativa de renda.

Em 2006, quando o levantamento começou, o Brasil era o 67º entre 115 países. Nos anos seguintes, o número de países pesquisados aumentou para 142 e o Brasil caiu no ranking, até chegar à 85ª posição, em 2010. A partir de então, o país teve três anos consecutivos de significativas melhoras na redução das desigualdades de gênero, mas o ritmo de recuperação não se sustentou na comparação dos dois últimos anos.

A entidade inclui o Brasil em uma lista de oito países (ao lado de Bahamas, Belize, França, Guiana, Letônia, Namíbia e Filipinas) que encerraram a diferença entre gêneros nos quesitos educação e saúde, mas não diminuíram as desigualdades relativas à participação econômica nem à capacitação política.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário