one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Com apoio do Instituto Vladimir Herzog, a série Resistir É Preciso resgata a trajetória da imprensa brasileira que resistiu e combateu ao golpe militar

Imagem:

Compartilhar:

Livro sobre repressão a operários na Ditadura é lançado no Memorial da Resistência

Criado em 29/11/14 19h14
Por Bruno Bocchini Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Memorial da Resistência, na capital paulista, lançou neste sábado (29) o livro A Investigação Operária, que mostra como funcionavam os mecanismos de repressão e perseguição política durante o regime militar contra trabalhadores metalúrgicos e militantes de São Paulo.

Conheça o especial 1964 - Um Golpe na Democracia

O livro, publicado com verbas do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, destaca a cooperação de empresas privadas e públicas com a repressão política. A apuração das informações foi coordenada pela instituição Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP).

Documentos reproduzidos no livro, como a Lista Negra do ABC, revelam como transitavam informações entre a polícia e as indústrias sobre trabalhadores militantes ou que tinham ligação com sindicatos. As empresas entregavam aos órgãos de repressão listas com nome, endereço e, em alguns casos, o setor onde o operário trabalhava.

O livro é baseado na repressão contra membros da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (OSM-SP), importante grupo sindical que atuou de 1960 a 1990 e influenciou na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Um dos casos lembrados pelo coordenador do IEEP, Sabastião Neto, é o do Centro Comunitário de Segurança (Cecosi), que tinha participação de 24 empresas e funcionava como núcleo de troca de informações entre a ditadura e empresários.

Dentre os exemplos de mecanismos de repressão utilizados pela ditadura contra os trabalhadores e militantes estão prisões e torturas, assassinatos, infiltração de agentes da repressão nos locais de trabalho e vinculação entre seguranças privadas e o aparato repressivo estatal.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário