one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo lança campanha para denúnciar exploração infantojuvenil no carnaval

Criado em 11/02/15 16h20 e atualizado em 11/02/15 16h27
Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou hoje (11), na capital paulista, Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. Com o lema Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência. A mobilização tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infantojuvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.

A ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti, disse que o carnaval é uma época de oportunidades muitas vezes ilegais, como a exploração do trabalho infantil, sexual e exposição ao álcool e as drogas. A mobilização do carnaval deste ano abordará o enfrentamento as diversas violações, como violência sexual, maus tratos e negligência. A ação destaca o Disque 100, principal canal para receber denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares.

“Ampliamos nossa capacidade do Disque 100, principalmente nesta  época de animação e alegria, que também permite situações no nosso país, que são de profundo prejuízo às nossas crianças e adolescentes. A sociedade tem uma organização para preservar, mas há pessoas que não respeitam legislação e regras da boa convivência. Por isso a mobilização é importante”, destacou.

Segundo dados da secretaria, o Disque 100 recebeu no ano passado, 91.342 notificações, principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.

“O Disque 100 está muito relacionado com as campanhas, quando sensibiliza a sociedade, e coloca nela a responsabilidade, e quem está vendo não nos aciona, não teremos como socorrer e proteger”, disse.

Ideli explicou que a secretaria depende da parceria com a população para coibir esses atos.

“Ouviu, percebeu, desconfiou, passe a mão no telefone qualquer hora do dia. É gratuito e não precisa se identificar, porque tomaremos as providências necessárias para socorrer quem estiver sendo vítima de alguma violência”, explicou.

A campanha que é feita em todo o Brasil, conta com a parceria do Ministério do Turismo, da Infraero,  do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além das prefeituras e dos governos estaduais.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário