one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Legislativo do Rio aprova projeto que proíbe revista íntima em presídios

Criado em 10/03/15 20h29 e atualizado em 10/03/15 20h30
Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou hoje (10), em votação única, o projeto de lei 77/2015, que proíbe revista íntima a quem for visitar presos no estado. A proposta dos deputados Marcelo Freixo (PSOL), Jorge Picciani (PMDB) e André Ceciliano (PT) determina o uso de outros métodos, como o detector de metais e scanner corporal.

De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é respeitar a dignidade dos visitantes, já que a Constituição diz que “nenhuma pena passará da pessoa do condenado”, e a revista vexatória causa extremo constrangimento e violação de direitos aos visitantes do preso. A proposta recebeu 45 votos a favor, 2 contra e 16 parlamentares se abstiveram. O texto segue agora para sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão. Segundo Freixo, todos os presídios do estado têm detectores de metais.

Em setembro, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomendou o fim da revista íntima nos presídios brasileiros, considerada uma prática “vexatória, desumana e degradante”.

Segundo levantamento da campanha “Pelo fim da revista vexatória”, da Rede de Justiça Criminal de São Paulo, apenas 0,03% das revistas íntimas nos presídios geram apreensão de algum material proibido, como drogas, armas e celulares.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário