one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Campanha de combate ao trabalho infantil e lançada no Rio

Criado em 29/05/15 22h36 e atualizado em 31/05/15 13h25
Por Flávia Villela Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

De olho nas Olimpíadas de 2016, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, em parceria com instituições e entidades, lançou hoje (29) a primeira de uma série de campanhas contra o trabalho infantil. Dois vídeos com os atores Wagner Moura e Priscila Camargo destacam que uma em cada dez crianças no mundo trabalha e que no Brasil mais de 3 milhões, entre 5 e 17 anos de idade, são exploradas. As peças publicitárias convocam os cidadãos a denunciar esse tipo de exploração por meio do Disque100.

Também participam da campanha o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, o Movimento Humanos Direitos (MhuD) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do Rio de Janeiro (Fepeti-RJ), que integra órgãos públicos e entidades não-governamentais.

O gestor do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil do TRT, no âmbito da 1ª Região, Mário Sérgio Pinheiro, explicou que essa é a primeira de uma série de campanhas que será contínua até os Jogos de 2016. “A nossa ideia é sair do ambiente fechado dos tribunais e das instituições e ir para a rua, mobilizar a sociedade para combater esse problema”, disse. “Teremos um grande evento em 2016 e a sociedade deve estar preocupada, pois sabemos que nesses grandes eventos acaba havendo grande exploração grande de crianças e adolescente”, completou.

Ele adiantou que está negociando para que as próximas campanhas publicitárias tenham jogadores de clubes parceiros. No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, será lançada a Campanha Trabalho Infantil, eu Combato, pela Fepeti e a Secretaria Estadual de Educação. A campanha será levada aos campos de futebol pelas equipes do Flamengo, Fluminense e Botafogo. Os jogadores entrarão em campo com faixas ou camisetas alusivas à data.

Para Pinheiro, apenas em articulação com entidades e cidadãos será possível cumprir a meta do Brasil de erradicar o trabalho infantil até 2020, como acordado com outros países e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A estimativa do MPT-RJ é que cerca de 200 mil crianças e adolescentes exerçam algum tipo de trabalho no estado. “São dados não oficiais, pois é muito difícil verificar esse trabalho que é muitas vezes informal”, explicou.

Para Daniele Scotellaro, da Fepeti, um ponto importante da campanha é relacionar o combate ao trabalho infantil à educação. “O símbolo dela [campanha], por exemplo, é um lápis e fala da importância da educação ser fortalecida”. O fórum está desenvolvendo com a Secretaria Estadual de Educação um projeto para as escolas sobre o tema. “Então a campanha casa muito com esse momento que o estado do Rio está vivendo de combater o trabalho infantil a partir do fortalecimento da educação”. 

Garota propaganda de um dos vídeos, Priscila Camargo, que é integrante do Mhud, disse que o trabalho infantil é tema que faz parte de sua vida pessoal. “Minha mãe foi empregada doméstica aos 7 anos de idade. Ela chorava quando lembrava disso. É muito triste. Domingo não podia sair, porque a patroa tinha atividade. Ela estudou mal o primário até a adolescência, quando conseguiu fugir para casa de uma tia, que foi sua salvadora”.

De acordo com a procuradora do trabalho da coordenadoria de infância do MPT-RJ, Sueli Bessa, o papel da sociedade é fundamental nos casos em que a fiscalização é dificultada, como no do trabalho doméstico. “O trabalho infantil doméstico está dentro dos lares, onde nós, autoridades, não temos acesso. E são praticadas verdadeiras atrocidades, que prejudicam o desenvolvimento moral, físico desse adolescente, mas também, muitos estão sujeitos a abusos sexuais”, destacou,

Conselheiro tutelar, Laurindo Santos Júnior, da Associação dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro, ressaltou que, no Rio, a maioria dos casos de exploração do trabalho infantil ocorre no crime organizado de drogas e na exploração sexual. “A realidade no Rio ainda é triste e dolorosa. Vemos que a única opção de algumas famílias é a criança estar trabalhando. Mas tentamos dar apoios da secretaria de Desenvolvimento Social para ingressar as crianças em projetos. E tentamos convencer a família que estar na escola é melhor”. 

No dia 14 de junho, as instituições que integram a Fepeti farão manifestação na orla de Copacabana, zona sul do Rio, às 9h, como partes das ações do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Haverá distribuição de material informativo sobre o tema. 

No Brasil, a Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho por menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário