one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Escolas da zona oeste do Rio e da Baixada terão ação contra trabalho infantil

Criado em 12/06/15 12h59
Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Crianças no corte de cana

Mais de 3 milhões de crianças e adolescentes trabalham fora da idade permitida no BrasilArquivo/Agência Brasil

Escolas da Baixada Fluminense e da zona oeste da capital receberão um festival de quadrinhos e fotografias que estimulem a conscientização contra o trabalho infantil. A ação foi lançada hoje (12), Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do Rio de Janeiro.

A ideia do fórum é levar a campanha às áreas da região metropolitana em que o problema é mais frequente, como o município de Duque de Caxias e o bairro carioca de Campo Grande. A ação deve chegar a 212 escolas e pretende estimular o protagonismo juvenil, como explica a auditora do trabalho Fátima Chamas.

"Vai ter oficinas nas escolas que aderirem ao festival e aí sim, dentro daquele público escolhido, a ideia é não só formar multiplicadores, como os adolescentes criarem essas linguagens para multiplicar aos demais".

Outras iniciativas vão ser feitas nas escolas simultâneamente, como a capacitação de professores sobre o trabalho infantil, que já é promovida pelo Ministério Público do Trabalho. A procuradora do trabalho Sueli Bessa destaca que é preciso mudar a mentalidade que naturaliza o trabalho de crianças pobres e que, além de causar prejuízos à criança, compromete sua formação como profissional.

"Aquela criança e aquele adolescente que são empregados em idade precoce, além de todos os prejuízos mental, físico e moral e da ausência de frequência normal em escola, vão ser aqueles cidadãos adultos que não têm qualificação para o trabalho, e, então, vão se submeter a qualquer situação de trabalho, inclusive escravo".

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), há mais de 3 milhões de crianças e adolescentes que trabalham fora da idade permitida no Brasil. A legislação brasileira não permite o trabalho de menores de 16 anos, nem o trabalho noturno, perigoso ou insalubre de menores de 18. Adolescentes de 14 a 16 anos podem trabalhar apenas na condição de aprendiz.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário