one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mobilidade Urbana

Imagem: Igor Schutz / Flickr

Compartilhar:

Documentário da TV Brasil quer saber o que a mobilidade urbana significa para você

Criado em 26/08/15 11h28 e atualizado em 16/09/15 08h40
Por Produção Web Fonte:TV Brasil

Para lembrar o Dia Mundial sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro, a TV Brasil aborda o tema da mobilidade urbana apresentando o documentário Ir e Vir

O ponto de partida do programa será o conto A Autoestrada do Sul, do escritor argentino Julio Cortázar. O texto narra as impressões de um motorista, em seu carro, diante de um engarrafamento interminável. Trechos dessa história costuram o documentário e desenham situações de imobilidade registradas, diariamente, em diversas cidades brasileiras.

Entrevistas com especialistas em mobilidade urbana também conduzem o documentário, analisando conceitos e soluções desenvolvidos no Brasil e no exterior para garantir o direito de ir e vir nas grandes metrópoles e a acessibilidade urbana nesse contexto.

Antes de o documentário chegar à TV, no entanto, os entrevistados participantes do projeto lançam um desafio para o público nas redes sociais. Em vídeos, eles convidam os internautas a refletirem sobre o tema e a responderem algumas das perguntas. Confira e participe!

Iremos abandonar o automóvel em favor do transporte público?

Carlos Henrique de Carvalho é engenheiro e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo ele, o primeiro passo para melhoria da mobilidade urbana é priorizar o transporte público no Brasil. Ao mesmo tempo, a sociedade precisa estar disposta a usar menos o transporte individual motorizado. O engenheiro questiona: "o brasileiro está pronto para deixar o automóvel de lado no seu dia a dia?"

Carlos Henrique de Carvalho, pesquisador do Ipea, lança pergunta sobre o transporte individual

Como iremos nos locomover na cidade do futuro?

Fabiana Izaga, professora Adjunta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pondera que os jovens precisam pensar na mobilidade do futuro. Ela acredita que é necessário iniciar um diálogo sobre o tema a fim de construir uma cidade melhor para as próximas gerações.

A professora convida a todos para filmarem o trajeto que fazem diariamente com o objetivo de mapear os problemas que cada um enfrenta em seu deslocamento de rotina. Os vídeos podem ser enviados para a TV Brasil, por meio do e-mail: mariana.simoes@ebc.com.br.

Fabiana Izaga, professora da faculdade de arquietura e urbanismo da UFRJ, pergunta como será a cidade do futuro

Vale diminuir a velocidade para tornar a cidade mais amigável?

O professor adjunto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Victor Andrade, lembra que a violência no trânsito é outro problema atual ao se discutir mobilidade. O especialista destaca, ainda, que trânsito afeta diretamente o pedestre e a caminhabilidade.

Victor Andrade, professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, fala sobre a violência no trânsito

As calçadas são adequadas para os pedestres?

Luisa Bogossian é mestre em Urbanismo pelo programa de pós- graduação no tema da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No centro do Rio de Janeiro, Bogossian questiona se o pedestre avalia as calçadas que usa e reflete se elas são apropriadas para a locomoção.

Luisa Bogossian, arquiteta e urbanista, questiona a condição das calçadas nas cidades

Os internautas que querem participar da semana da mobilidade urbana da EBC podem responder às questões levantadas enviando um vídeo curto de 1 a 2 minutos gravado pelo celular ou por qualquer outro dispositivo móvel para a TV Brasil pelo e-mail: mariana.simoes@ebc.com.br.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário