one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MP investiga discriminação contra frequentadores de casa noturna em SP

Criado em 07/08/15 13h18 e atualizado em 09/08/15 16h46
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou inquérito para apurar denúncias de discriminação racial e social na casa noturna de estilo sertanejo Villa Mix, localizada na Vila Olímpia, região nobre da capital paulista. Ex-funcionários da casa relataram que são orientados a selecionar quem pode frequentar o local por critérios de raça, posição social e padrão estético.

Saiba mais sobre o caso na matéria do Repórter Brasil

“Eles barram negros, eles barram pessoas humildes, eles barram gente gorda”, diz um dos relatos incorporados ao inquérito. Segundo o MP-SP, a casa noturna recebeu prazo de 20 dias para prestar os esclarecimentos sobre os fatos relatados e sobre o treinamento dado aos funcionários que fazem a seleção dos frequentadores.

As denúncias postadas na página Boicote ao Villa Mix, no Facebook, com cerca de 17 mil participantes, deram início ao inquérito do MP-SP. A jornalista Stephanie Calazans, de 24 anos, é uma das criadoras da página, que teve a iniciativa ao presenciar a discriminação contra uma amiga.

“Eu estava com duas amigas, uma delas foi barrada. Era aniversário dela e as três tinham nome na lista. Eles ficaram perguntando o número do RG [Registro Geral, a identidade] e alegando que estava errado, mas a gente viu que era mentira. Foi uma situação bem humilhante. Minha amiga é simples, humilde, não tem os padrões da casa. Não usa salto, nem maquiagem pesada, nem roupa justa. E ela é parda”, disse a jornalista.

Segundo Stephanie, as amigas estavam na fila para pagar, e o estabelecimento não poderia impedi-las de entrar. “Muita gente diz que a casa não tem obrigação de deixar entrar VIP [gratuitamente], mas nós estávamos dispostas a pagar”, disse.

Para a promotora de Justiça Beatriz Helena Budin Fonseca, a escolha de quem entra ou não “tem a função de segregar e marcar a divisão entre pessoas que não têm a mesma classe social, a mesma cor de pele, o mesmo peso, ou a mesma beleza considerada como ideal”.

Em nota, o Villa Mix informou que ainda não recebeu a intimação do Ministério Público, mas que está analisando a instauração do inquérito. “Após a citação, a empresa apresentará todas as informações necessárias ao Ministério Público e contribuirá para os devidos esclarecimentos, comprovando sua idoneidade e a ausência de qualquer prática de discriminação, pondo termo à discussão e demonstrando que age e sempre agiu de acordo com os princípios da legalidade e da boa fé. O Villa Mix se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários”.

O Ministério Público pediu a instauração de inquérito policial à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Quem quiser fazer denúncias pode entrar em contato com o MP-SP pelo telefone (11) 3119-9260 ou pelo e-mail inclusaosocial@mpsp.mp.br.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário