one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trabalho escravo

Imagem:

Compartilhar:

Programa integrado vai intensificar combate ao trabalho escravo

Criado em 19/08/15 09h29 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Victor Ribeiro Fonte:Radioagência Nacioonal

O Brasil vai intensificar o combate ao trabalho semelhante à escravidão, com medidas que incluem a volta à escola, cursos profissionalizantes e a reintegração desses trabalhadores junto às famílias. As ações fazem parte de um termo de cooperação técnica firmado entre a OIT, Organização Internacional do Trabalho, o governo federal, o Poder Judiciário, o Ministério Público e os auditores fiscais do trabalho.

A OIT estima que a exploração do trabalho escravo faça 21 milhões de vítimas no mundo e renda um lucro de R$ 150 bilhões por ano. Para o diretor-adjunto do escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek, o termo de cooperação amplia as medidas para acabar com a escravidão.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Programa integrado vai intensificar combate ao trabalho escravo

A ideia é levar para todo o país o programa Ação Integrada, que começou em Mato Grosso e já está em vigor na Bahia, no Rio de Janeiro e na região do Bico do Papagaio, que abrange comunidades no Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí.

Somente no Mato Grosso, 643 pessoas resgatadas foram alfabetizadas e se qualificaram para o mercado de trabalho, em 73 municípios e 20 comunidades.

A presidenta do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho, Rosa Maria Jorge, detalha que, sem as medidas de integração social, os auditores ficavam angustiados com a possibilidade de retorno das pessoas à condição de escravas.

Durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, lembrou que a exploração do trabalho escravo é um crime, previsto na Constituição.

Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a inclusão diminui as desigualdades sociais.

Já o ministro Pepe Vargas, da Secretaria de Direitos Humanos, chamou atenção para algumas propostas em tramitação no Congresso Nacional, como a que libera a carga horária de trabalho mesmo em condições exaustivas e em situações degradantes. Pepe Vargas acredita que esse tipo de mudança seria um grande retrocesso nas conquistas dos trabalhadores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário