one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Constituição de 1988 completa 25 anos

Imagem:

Compartilhar:

Há 27 anos era promulgada a Constituição cidadã

Criado em 05/10/15 12h05 e atualizado em 05/10/15 12h10
Por Apresentação Carmen Lúcia / Radioagência Nacional

Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a nova Constituição do Brasil, também chamada de Constituição Cidadã. A lei fundamental e suprema do país, surgiu como uma resposta às reivindicações da sociedade por mudanças estruturais após 20 anos de governos militares.
 
A nova constituição estabeleceu o direito maior de um cidadão que vive em uma democracia: a eleição direta para os cargos de Presidente da República, Governadore dos Estados e do Distrito Federal, Prefeitos, Deputados Federais, Estaduais e Distritais, Senadores e Vereadores.

Ouça a reportagem:


 
A Constituição de 1988, além de representar o marco entre o regime militar e a democracia, também significou a conquista de vários direitos trabalhistas e sociais. Na área econômica, os constituintes fortaleceram a estrutura do Estado, estabelecendo os monopólios da exploração do subsolo, do minério, do petróleo, dos recursos hídricos, do gás canalizado, das comunicações e do transporte marítimo.

A Carta Magna também reestruturou os Poderes da República e fortaleceu o Ministério Público, transformando-o em um órgão independente, autônomo e detentor da prerrogativa da ação civil pública.
Com a Constituição de 88 todo brasileiro acima de 16 anos passou a ter direito ao voto para escolher governantes e representantes. Antes, só os maiores de 18 anos podiam votar.
 
Os constituintes também ratificaram que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
 
O ato da promulgação, fato histórico, foi comandado pelo “Senhor Diretas” e presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães que anunciou: “Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”.
 
Foi então consolidada a retomada do Estado Democrático de Direito. Ulisses Guimarães reconheceu que não era a Constituição perfeita, tanto que recebeu a primeira emenda cinco anos depois.
 
A Nova Constituição foi elaborada por uma Assembleia Constituinte, instalada no dia 1º de fevereiro de 1987. Os trabalhos duraram pouco mais de um ano, onde foram realizadas trezentas e quarenta e uma seções e mil e vinte nove votações.
 
A Constituição de 1988 é a atual carta magna da República Federativa do Brasil e registra o maior período de vida democrática no país, desde 1946. É a sétima na história do país desde sua independência.
 
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário