one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulheres fazem manifestação contra cultura do estupro em São Paulo

Imagem: George Campos / USP Imagens

Compartilhar:

Violência contra a mulher: entenda o que é a cultura do estupro

Criado em 10/06/16 15h56 e atualizado em 15/06/16 11h13
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

O Brasil é um país perigoso para as mulheres. Dados do Mapa da Violência de 2015 mostram que entre 2003 e 2013, o número de vítimas de homicídio do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762; um aumento de 21% na década. O país tem taxa de 4,8 homicídios por cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo em um ranking com 83 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não apenas a violência física, que leva ao feminicídio, atinge a mulher brasileira. O Mapa da Violência mostra que, em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu a 23.630 mulheres vítimas de violência sexual. Dados da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180 (serviço da Secretaria de Políticas para Mulheres), registrou em 2015 cerca de 10 casos de violência sexual por dia, com um aumento de 165,27% no número de estupros em relação ao levantamento anterior, computando a média de oito estupros por dia, um a cada três horas.

Números do 9º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública são ainda mais graves: a entidade acredita que possam ter ocorrido entre 136 mil e 476 mil casos de estupro no Brasil em 2014, o que significa uma mulher estuprada a cada 11 minutos no país. 

Roupa, comportamento, bebida, horário, companhias... são muitos os questionamentos que surgem a respeito de um crime quando a vítima é do sexo feminino. Casos recentes de estupros coletivos ganharam as mídias sociais e reacenderam o debate sobre a persistência de uma Cultura do Estupro na sociedade. O termo, segundo a ONU Mulheres, é "usado para abordar as maneiras em que a sociedade culpa as vítimas de assédio sexual e normaliza o comportamento sexual violento dos homens".

Significado de Cultura
Significado de Cultura segundo o dicionário Houaiss. Foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC

 

Os hábitos violentos que levam aos crimes cometidos contra as mulheres não são recentes, segundo afirma Izabel Solyszko, feminista, doutora em Serviço Social e professora na Universidad Externado de Colombia, em Bogotá. Para ela, as mulheres são historicamente tratadas como "sujeitos de segunda categoria". "Não somos reconhecidas como humanas, como dignas de respeito e de direitos humanos porque nos coisificam, objetificam e mercantilizam. Falar de cultura de estupro é resgatar uma cultura machista que estupra e mata as mulheres", explica.

O problema é estrutural, afirma Izabel, e precisa ser combatido não só em momentos de intensos debates, como quando surgem casos que chocam pela violência e divulgação, mas na raiz da sociedade, no desenvolvimento de cidadãos conscientes em relação à igualdade de gênero. "Em processo de socialização, a educação pode formar sujeitos que constroem relações mais igualitárias. Uma educação não sexista que educa seres humanos e não meninas 'princesas' e meninos 'machinhos' é fundamental para enfrentar o problema da violência de gênero", defende a professora.

Amparo da lei

O país tem, desde 2005, a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher; projeto amparado pela Lei Maria da Penha, que produz uma base de dados para formular políticas públicas do setor. Nessa ação, o Ligue 180 funciona como disque-denúncia e estabelece um canal direto com os serviços de segurança pública e Ministério Público de cada estado do país. Em 2015, entrou em vigor também a Lei do Feminicídio, que tipifica a morte de mulheres como crime hediondo e modifica o Código Penal, incluindo o crime entre os tipos de homicídio qualificado.

O debate sobre o direito à interrupção da gravidez também circunda os direitos da mulher. No Brasil, mulheres têm direito ao aborto em três casos: quando a gestação é resultante de estupro, quando há risco de vida para a mulher ou se o feto for anencefálico. Grupos feministas têm feito diversas manifestações contra projetos como o Estatuto do Nascituro - que visa a proibir o aborto e aumentar o rigor da pena para mulheres que abortarem e médicos que conduzirem o procedimento -, e o Projeto de Lei 5069, que segundo eles pode dificultar o acesso de vítimas de violência sexual a atendimento médico.

Mulheres protestam em SP contra projeto que trata de aborto
Mulheres protestam em São Paulo contra projeto que trata de aborto. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Izabel ressalta que é papel fundamental do Estado garantir o respeito aos direitos humanos das mulheres. A criação da Secretaria de Políticas para Mulheres com status de ministério, em 2003, contribuiu para avanços na área, diz. Para ela, é necessário manter a atenção ao que tem sido debatido e executado: "Os recentes protestos se realizam pela barbárie do fato (os estupros coletivos), mas também porque existe um contexto de retrocesso nas políticas públicas e na conjuntura de golpe que leva as pessoas pras ruas a reivindicar direitos e suas demandas coletivas", acredita.

E o que eu tenho com isso?

Não só quem comete abusos ou violência é ator na chamada Cultura do Estupro. Dentro desse conjunto de comportamentos, estão também pequenas atitudes do cotidiano que podem passar despercebidas. A manipulação psicológica que leva a mulher e as pessoas a sua volta pensarem que ela tem algum tipo de desequilíbrio emocional, por exemplo, se chama gaslighting. Essa e outras práticas, como o manterrupting (quando o homem interrompe a fala da mulher) e mansplaining (explicar algo óbvio, como se a mulher não fosse capaz de entender), são consideradas "machismo oculto". Clique aqui para saber mais.

O combate ao machismo da sociedade patriarcal deve ser contínuo, segundo defende a professora da Universidad Externado de Colombia: "Isso implica não rir nem fazer piadas machistas, nem homofóbicas, que desprezam e ridicularizam as mulheres e a população LGBTI, por exemplo", diz Izabel Solyszko

A afirmação de estereótipos, crítica preconceituosa ao comportamento de mulheres e até mesmo a divisão de tarefas domésticas também devem ser atitudes observadas. "Deixar de tratar as mulheres como eternas culpadas e os homens como pequenos reis e deuses que devem ser defendidos e venerados... São muitas práticas cotidianas que vão construindo novas relações", explica Izabel.

Assista:

A cada 11 minutos, uma vítima: Caminhos da Reportagem debate cultura do estupro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário