Conselho Curador aprova Plano de Trabalho 2012 da EBC

Publicado em 16/02/2012 - 11:14 e atualizado em 29/01/2016 - 08:53

O Conselho Curador da EBC aprovou nesta quarta-feira, 08/02, em Brasília, o Plano de Trabalho elaborado pela Diretoria Executiva para o ano de 2012. Segundo o plano aprovado, estão entre as prioridades da instituição para o ano, o fortalecimento da Rede Pública de Televisão, a busca por maior autonomia financeira, a qualificação da programação e o aumento gradual do alcance e audiência de todos os veículos públicos da EBC.

Durante os debates, os conselheiros e conselheiras registraram uma série de aspectos positivos do plano, como a busca pela qualificação editorial e técnica da programação dos veículos da EBC, e solicitaram que alguns temas sejam aprofundados em discussões ao longo do ano.

No encontro, o Diretor-Presidente Nelson Breve convidou o Conselho Curador a participar do planejamento estratégico da instituição. Atualmente em fase inicial, o planejamento apontará ações, metas e objetivos a médio e longo prazo para a EBC.

O Conselho Curador também aprovou a criação de uma comissão para pleitear junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que a EBC não seja atingida por grandes cortes orçamentários em 2012. No ano passado, houve redução substancial dos recursos, e os conselheiros e conselheiras manifestaram sua preocupação de que novo corte orçamentário prejudique a produção da EBC e seus conteúdos educativos, culturais e jornalísticos.

Outro ponto destacado pelos conselheiros ao longo dos debates foi a cobertura multimídia realizada pela EBC durante o Fórum Social Temático, ocorrido ao final de janeiro em Porto Alegre (RS). A integração entre as várias equipes da empresa, ao lado de uma abordagem mais rica e plural foram alguns dos aspectos ressaltados. Reforçou-se também a importância de a EBC buscar construir algo semelhante por ocasião da Rio+20, encontro da ONU voltado ao debate dos temas ambientais mundiais, em junho, no Rio de Janeiro (RJ).

Novos conselheiros

A primeira parte da reunião foi marcada pela posse de dois novos conselheiros. O novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, assumiu a vaga deixada pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, Raupp, que já foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), reforçou que buscará trabalhar para o fortalecimento dos vínculos e ações conjuntas do MCTI e da EBC.

Outro conselheiro empossado foi o maestro e compositor Wagner Tiso, que assumiu a vaga antes ocupada pelo advogado José Paulo Cavalcanti. Segundo o novo conselheiro, sua atuação será pautada prioritariamente pela reflexão a respeito da linha editorial dos programas ligados ao universo das artes, em especial da música. “Estou muito entusiasmado, espero conseguir conciliar as tarefas do Conselho com as atividades profissionais. E já aproveito para sugerir que façamos algo especial relativo aos 125 anos do nascimento de Heitor Villa-Lobos”.

A próxima reunião do Conselho Curador está marcada para o dia 14 de março, em Brasília.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC

Compartilhar: