Conselho Curador recebe informações da EBC sobre parceria entre Agência Brasil e jornal Valor Econômico

Publicado em 19/06/2012 - 15:08 e atualizado em 29/01/2016 - 08:53

O Conselho Curador recebeu, na última quinta-feira (14) informações da EBC sobre o conteúdo da parceria firmada no final de março entre a Agência Brasil e o jornal Valor Econômico.

As informações foram encaminhadas pelo diretor-presidente da EBC, Nelson Breve, à secretaria executiva do Conselho, após solicitação realizada pela Câmara Temática de Jornalismo e Esportes do colegiado.

No documento apresentado, cuja íntegra pode ser lida aqui, explica-se, entre outras questões, de onde partiu a iniciativa e o que motivou o acordo, os critérios utilizados para o estabelecimento da parceria, a possibilidade de esse tipo de parceria ser adotada junto a outros veículos, a perspectiva de criação de uma política para esse tipo de parceria, bem como a relação entre o conteúdo produzido por outros veículos e o Manual de Jornalismo da EBC, recém-adotado pela empresa.

As respostas elaboradas pela EBC apontam para a formulação de uma política de parcerias de conteúdo jornalístico, a ser encaminhada em até 90 dias para análise inicial da Câmara de Jornalismo e Esportes – e posterior apreciação e deliberação do Conselho Curador. Por fim, a diretoria destaca que ficará suspensa a publicação de textos do Valor até que sejam estabelecidos parâmetros para a utilização do material.

A Câmara de Jornalismo e Esportes irá encaminhar ainda esta semana documento à diretoria da EBC em resposta às informações prestadas, acusando seu recebimento positivo por parte dos conselheiros que a integram. O memorando irá afirmar, também, a concordância da Câmara com a perspectiva de que uma proposta de política de parcerias lhe seja apresentada em até 90 dias.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador

Compartilhar: