Conselho organizará consulta pública no segundo semestre para preencher duas vagas em aberto

Publicado em 09/07/2012 - 17:17 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Reunião aprovou, ainda, Manual para cobertura das eleições, além de moção relativa à "Voz do Brasil" (Foto: Magno Romero/Gecom EBC)O Conselho Curador irá organizar no segundo semestre de 2012 Consulta Pública voltada ao preenchimento de duas vagas, atualmente em aberto devido à saída dos conselheiros Paulo Sérgio Pinheiro e Lúcia Willadino Braga.

A Consulta será organizada de acordo com o edital aprovado na 37a Reunião do Conselho, que apontou para algumas características desejadas (mas não excludentes) para as candidatas e candidatos às duas vagas. O edital será publicado pelo colegiado nas próximas semanas.

Baseando-se primeiramente no atendimento às normas que regem a EBC e o Conselho, o edital também destaca, entre outros aspectos, “a necessidade de ampliação da diversidade regional (especialmente no que diz respeito às regiões Norte e Centro-Oeste), da presença das mulheres, dos indígenas e negros, bem como o conhecimento e atuação dos candidatos nas áreas de comunicação pública, direitos humanos e rádio”.

Além disso, os conselheiros e conselheiras presentes aprovaram a proposta de que seja encaminhada à presidência da República uma lista única, com até oito nomes.

Durante a reunião, a presidente do conselho, Ana Luiza Fleck Saibro, registrou ter recebido contribuições da sociedade civil sobre o tema. Embora não tenha sido possível debater e eventualmente incorporar sugestões nesta próxima Consulta, a presidente comprometeu-se a ampliar as discussões a respeito do tema.

Além de dialogar com a sociedade sobre como se dará o preenchimento futuro das vagas do Conselho, o colegiado pretende estabelecer uma regulamentação participativa e consolidada da questão.

Outras pautas

A 37a Reunião do Conselho também aprovou o Manual Eleições 2012, com as Diretrizes e normas editoriais da EBC para a cobertura do pleito. Após uma revisão final do documento, o Manual se encontra disponível no site do Conselho para todo o quadro da EBC, bem como para a sociedade em geral.

Por fim, os conselheiros e conselheiras presentes aprovaram o envio de uma moção ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, manifestando o apoio do Conselho Curador da EBC à manutenção da Voz do Brasil em seu atual horário de veiculação.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador

Compartilhar: