Pesquisa sobre programação infantil da TV Brasil vira livro

Publicado em 23/01/2013 - 12:23

O livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil" (Insular, 2012), fruto de uma pesquisa solicitada pelo Conselho Curador da EBC à Universidade Federal do Ceará (UFC), será lançado no próximo dia 31 de janeiro, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A demanda surgiu a partir dos debates realizados pela Câmara Infanto-Juvenil do colegiado. O principal objetivo da pesquisa era lançar um olhar atento à questão da qualidade dos programas infantis da TV pública.

Além de um estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, os pesquisadores dedicaram-se à análise de 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá, Cocoricó, entre outros. O monitoramento dos programas exibidos pela TV Brasil levou em conta a análise de um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, com base nos critérios de diversidade, inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade, inocuidade, entre outros. A obra traz, ainda, recomendações de melhorias nos programas exibidos pela TV e propõe um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva.

A pesquisa foi realizada pelas professoras universitárias Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, com a contribuição dos então estudantes Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho, integrantes do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado à UFC. Por ocasião do lançamento, os autores farão uma breve explicação da pesquisa por meio de um bate-papo com o público e exibirão trechos de alguns dos programas pesquisados.

Serviço
Livro “Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil” - Lançamento e bate-papo com o público
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 19 horas

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador

Compartilhar: