Divulgada lista de candidatos para cinco vagas no Conselho Curador da EBC

Publicado em 31/03/2014 - 14:54 e atualizado em 29/01/2016 - 08:53
O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) consolidou, nesta segunda-feira (31/03), o resultado inicial da Consulta Pública para o preenchimento de cinco vagas destinadas a representantes da sociedade civil no colegiado. No total, 207 entidades tiveram suas indicações homologadas. Todos os nomes indicados estavam aptos a concorrer, o que compôs uma listagem de 58 candidatos. Para ter acesso à lista completa com organizações e indicados, clique aqui.

Em cumprimento ao Edital nº 01/2014, será aberto prazo de três dias úteis para pedidos de reconsideração, em formulário disponibilizado aqui, que deve ser enviado exclusivamente por e-mail para o endereço eletrônio conselho.curador@ebc.com.br. O prazo se encerra às 23h59 do dia 03 de abril.

A partir das indicações, os conselheiros irão elaborar, em sua próxima reunião (16/04), uma lista tríplice para cada vaga, a ser encaminhada à Presidência da República, que designará  as cinco novas pessoas que integrarão o Conselho.

Sobre a Consulta

O processo atualmente em curso destina-se ao preenchimento das cinco vagas em aberto no colegiado devido à saída dos conselheiros José Martins, Maria da Penha, Daniel Aarão, João Jorge e Murilo Ramos. A seleção é fruto de contribuições da sociedade colhidas em uma Audiência e uma Consulta Públicas sobre o melhor modelo de escolha de novos membros (saiba mais aqui).

O Edital buscou garantir a representação de jovens, indígenas e pessoas com deficiência, a equidade de gênero e a reserva de 40% de vagas para negros (as), do total das 15 cadeiras da sociedade civil no órgão. Além disso, o texto assinalava a necessidade de admissão de profissionais das áreas de Direitos Humanos, artes e produção audiovisual, entre outras.

Devido à greve dos Correios, a Comissão Processante  necessitou adiar o prazo inicial de divulgação do resultado a fim de garantir que toda a documentação encaminhada já tivesse sido recebida.

Texto: Priscila Crispi (jornalista da Secretaria Executiva do Conselho Curador).

Compartilhar: