Participe do Roteiro de Debates sobre a dimensão internacional da EBC no dia 12/08

Publicado em 30/07/2014 - 11:18

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza no próximo dia 12 de agosto mais uma edição do Roteiro de Debates. Desta vez, o tema será "A dimensão internacional da EBC". Participam do debate Carlos Fino, Verónica Goyzueta e Beatriz Bissio. A mediadora da mesa será a conselheira e jornalista da casa, Eliane Gonçalves. O evento, que acontece na sede da empresa em Brasília, é aberto ao público e poderá ser acompanhado, também, pela internet, no endereço conselhocurador.ebc.com.br/transmissaoaovivo.

Debatedores

Carlos Fino é jornalista português, autor de "A guerra ao Vivo" (Verbo Brasil), ex-correspondente internacional da RTP em Moscou, Bruxelas e Washington. Cobriu a queda da União Soviética, o lançamento do euro e alguns dos conflitos armados mais importantes de final do século 20 e início do século 21. Foi o primeiro jornalista do mundo a transmitir imagens ao vivo sobre o início do bombardeio americano a Bagdá. Foi conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal em Brasília (2004-2012).

Verónica Goyzueta, peruana, estudou Letras, Linguistica e Literatura na PUC de Lima, além de Jornalismo na Universidade de Brasília. É mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é correspondente no Brasil do jornal espanhol ABC. Foi correspondente das agências de notícias Dow Jones (EUA), Mergermarket, do grupo Financial Times (FT), e Notimex (México).  Foi comentarista do programa Legião Estrangeira, na TV Cultura. Foi repórter e editora da revista América Economia. Foi presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) e co-organizadora dos livros "Guerra e Imprensa. Um olhar crítico da cobertura da Guerra do Iraque", (São Paulo, Summus, 2003), e "O Brasil dos Correspondentes", (São Paulo, Mérito, 2008). É professora de jornalismo na ESPM, em São Paulo.


Beatriz Bissio, uruguaia, naturalizada brasileira, morou na Argentina, Peru, México e Portugal. Consultora em Relações Internacionais, foi a Coordenadora do Comitê de Relações Internacionais do Governo do Maranhaão, na gestão de Jackson Lago. Preside o Instituto Cultural Brasil-Uruguai (ICBU) e o Espacço Cultural "Diálogos do Sul". Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog e Golfinho de Ouro 2000 de Jornalismo. Em maio de 2013, foi condecorada com a Medalha da Vitória, concedida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim. É professora adjunta e chefe do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS / UFRJ). Atuou como correspondente de vários meios de comunicacçaão latino-americanos e como fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mund, Ecologia e Desenvolvimento e Revista do Mercosul. 

O Roteiro de Debates

O Roteiro de Debates foi uma proposta aprovada pelo Conselho Curador em sua reunião de 14 de março de 2012. Os objetivos centrais da atividade são os de ampliar a formação e o conhecimento dos integrantes do Conselho sobre temas presentes no cotidiano da EBC, além de possibilitar o diálogo entre o Conselho, a EBC e a sociedade, sugerindo perspectivas futuras para a Empresa. Os debates contam sempre com participantes internos e externos à EBC.


Serviço
Tema: A dimensão internacional da EBC
Data: 12 de agosto (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Espaço Cultural da EBC/Brasília (Setor Comercial Sul, Quadra 08 Bloco B-60 1º Piso Inferior - Edifício Venâncio 2000)
Debatedores: Carlos Fino, Verónica Goyzueta e Beatriz Bissio
Mediadora: Eliane Gonçalves, conselheira

Texto: Priscila Crispi (jornalista da Secretaria Executiva do Conselho Curador)

Compartilhar: