Nota do Conselho Curador sobre a não realização do debate presidencial na EBC

Publicado em 23/09/2014 - 19:33

O Conselho Curador da EBC vem por meio desta informar que o debate entre os candidatos à Presidência da República sobre o tema da comunicação, programado pela Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a FrenteCom (Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular), e com apoio deste colegiado, não será realizado.

 

As negociações com as assessorias das campanhas acabaram frustradas pela recusa ou pelo desinteresse de quase metade das candidaturas em participarem do evento. A regra acordada para a realização do debate era de que os participantes juntos, somassem ao menos 20% das intenções de voto segundo os principais institutos nacionais de pesquisa, o que não ocorreu.

 

A ação faria parte do processo de organização do Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014, a ser realizado em novembro, e do qual o Conselho Curador da EBC é um dos organizadores. O debate também foi uma demanda apresentada ao Conselho por representantes da sociedade civil durante Audiência Pública, realizada em São Paulo, dia 13 de maio de 2014.

 

O Conselho Curador agradece as candidaturas que se disponibilizaram a participar, mas lamenta profundamente que este tema ainda não seja tratado como prioridade nesta campanha presidencial de maneira geral. Entendemos que a comunicação, e em especial, a comunicação pública, são pilares para o fortalecimento da democracia brasileira. Um debate sobre este assunto certamente contribuiria para que o tema pudesse ser mais conhecido e debatido entre os eleitores.

 

Por sugestão da EBC e da FrentCom, a empresa vai produzir entrevistas específicas sobre o tema da comunicação para disponibilizar em sua programação as opiniões dos (as) candidatos (as) à Presidência da República sobre o assunto. 

Compartilhar: