Pesquisa aponta necessidade de integração de conteúdos educativos da TV Brasil

Publicado em 12/11/2014 - 21:41 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

A programação educativa da TV Brasil foi alvo de debates na última reunião extraordinária do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), realizada hoje, 12 de novembro. A pesquisadora e professora da PUC do Rio de Janeiro, Márcia Stein, apresentou o resultado de pesquisa encomendada pelo colegiado, intitulada “Panorama e parâmetros de qualidade para a programação educativa na TV Brasil”.

“Analisamos festivais e programação de outras emissoras públicas, especialmente da América Latina, afim de estabelecer critérios de qualidade. Em outro momento, fizemos a análise da programação específica da TV Brasil e procuramos mais do que analisar conteúdo, observar se ela se encaixava com os princípios da Lei da EBC”, explicou Márcia. A professora, com a parceria de Marcos Tavares, auxiliar de pesquisa, analisou entre um e dois episódios de 18 programas da emissora, elaborando uma lista de indicadores de critérios de qualidade focada na faixa infantojuvenil.

Segundo a conselheira Heloísa Starling o relatório tem boas sugestões técnicas, mas é um trabalho descritivo e muito impressionista. “Me faltam elementos pra saber o que é programação educativa, não encontrei uma definição”, cobrou. Para ela, a conceituação de termos é importante para evitar dirigismos culturais: “Conceitos como solidariedade, por exemplo, pode ser qualquer coisa”. A conselheira Rita Freire cobrou, ainda, a explicitação no texto dos referenciais teóricos adotados por Márcia.

Ana Veloso, também integrante do Conselho, sugeriu que o colegiado se debruce sobre as conclusões da pesquisa com o objetivo de produzir resoluções para esse tipo de programação da EBC. Segundo a colega Rosane Bertotti, um dos pontos apontados que se encaixa com antigas demandas do pleno é a necessidade de integração da produção da EBC. O documento traz como recomendação a “capacitação dos criadores/produtores da empresa nos processos de criação, a partir de conceitos atualizados de produção de conteúdo midiático multiplataforma”.

A nova diretora de Produção da EBC, Myriam Porto, afirmou que a empresa já tem trabalhado muito na produção de conteúdos integrados. “Após o nosso redesenho institucional cada vez mais estamos investido nisso. Nossos novos programas que estão chegando são todos assim”, disse.

Os pesquisadores procederão as alterações e aprofundamentos sugeridos pelos conselheiros e enviarão novo documento para ser publicado no site do Conselho.
 

Alterações no Regimento e nas Câmaras Temáticas

O pleno aprovou duas resoluções na reunião: uma que altera o Regimento Interno do órgão e outra o funcionamento de suas Câmaras Temáticas. Entre os termos alterados no Regimento estão a garantia de um período de quarentena para relações institucionais dos conselheiros com a EBC após o término de seus mandatos, a coordenação, por parte do colegiado, de consulta pública para escolha de novos membros da sociedade civil e a formação de chapas para votação de presidente e vice-presidente do órgão. A presidenta do Conselho Curador, Ana Fleck, se comprometeu a criar um Grupo de Trabalho para discutir de maneira mais aprofundada o modelo de indicação das entidades e a renovação dos mandatos dos representantes da sociedade civil, além da remuneração do representante dos empregados e outros pontos que não encontraram consenso para aprovação no Regimento Interno.

As Câmaras Temáticas do colegiado, que antes giravam em torno de temas e veículos específicos, centralizaram suas atividades em três grupos: “Jornalismo e plataformas”; “Programação e plataformas”; e “Planejamento e processos produtivos”. As reuniões dos grupos serão realizadas antes das Reuniões Ordinárias do pleno.
 

Ouvidoria

A ouvidora-geral da EBC, Joseti Maques, apresentou o relatório do órgão, enfocando a análise sobre cobertura eleitoral pelos veículos da empresa. Entre outras análises, o documento afirma que, apesar da presença positiva sobre a questão da mulher nas matérias jornalísticas, a participação dos eleitores nas matérias são insuficientes e o público não recebeu retorno quanto à sua participação via redes sociais. “Fui convidada para a última reunião do Comitê Editorial de Jornalismo [da EBC] e creio que essa parceria vai fazer com que esses erros diminuam e até desapareçam. Essa é a maior conquista da Ouvidoria: ser vista como um local de parceria para aprimoramento da qualidade e não como um muro de crítica”, falou.

Joseti apontou, ainda, problemas no programa Sem Censura, que, segundo o relatório, faz propaganda indireta de produtos e serviços durante suas entrevistas. “É preciso tomar uma providência porque a Ouvidoria recebe muitas mensagens do tipo: onde acho o contato daquela pessoa que estava vendendo o produto no ar?”, contou.

Segundo o presidente da EBC, Nelson Breve, a Lei de criação da empresa, além do Manual de Jornalismo da casa, proíbem a prática de merchandising, e que, por isso, essa ação já é coibida. “Em outros casos, nós já entregamos advertências e a reincidência na prática pode levar à rescisão de contratos”, afirmou o diretor-presidente. Myriam Porto se comprometeu, ainda, a conversar com a apresentadora do programa para repassar as ponderações da Ouvidoria.
 

Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014

O colegiado participará amanhã e depois, dias 13 e 14, do Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014. Com a organização do Conselho Curador da EBC e outras entidades atuantes no campo da comunicação social na esfera pública e na sociedade civil, o evento é promovido pela Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (FrenteCom). O Fórum visa discutir e amadurecer propostas no campo da comunicação pública, de modo a fortalecer seu sistema no Brasil. Além disso, pretende capacitar as organizações atuantes para intervir nas políticas públicas e na regulação do setor, articulando um espaço permanente para o diálogo estratégico. Para se inscrever e saber mais sobre a programação, clique aqui.
 

ASSISTA AO VÍDEO

Para ver o vídeo completo da reunião, clique aqui

Para ver a galeria de fotos da reunião, clique aqui.
 

Texto: Priscila Crispi (jornalista da Secretaria Executiva do Conselho Curador).

Compartilhar: