Nota do Conselho Curador da EBC sobre perfil do colegiado

Publicado em 06/12/2014 - 21:09

Na manhã deste sábado, 06, o jornalista Nelson Hoineff publicou em sua coluna no jornal O Globo o artigo “Da TV Lula à TV Dilma”, no qual opina sobre a Empresa Brasil de Comunicação, a TV Brasil e o Conselho Curador da EBC.

 

O Conselho Curador vem por meio desta nota declarar que repudia as afirmações do jornalista sobre o perfil dos integrantes do colegiado. A Lei 11.652 de 2008, que cria a EBC, tem como objetivo na composição do órgão regulador da linha editorial da empresa a garantia da diversidade social e cultural da sociedade brasileira. Para controlar a qualidade dos conteúdos veiculados em todos os canais de comunicação da EBC (na TV, nas rádios e na internet) é fundamental que os profissionais do colegiado tenham experiências que vão além da jornalística e do campo da produção audiovisual.

 

O Conselho é formado por 22 integrantes, sendo 15 representantes da sociedade civil, quatro do Governo Federal (ministros da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), um servidor de carreira da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da Empresa. A intenção é que a representação da sociedade seja feita por personalidades que, em conjunto, expressem a pluralidade de opiniões, formações, experiências profissionais, regionalização e a equidade de gênero e de raça. São proibidas indicações de representantes feitas por partidos políticos ou por instituições religiosas.

 

Por fim, o Conselho Curador esclarece que as duas representantes do Congresso Nacional no colegiado são especialistas em comunicação e servidoras públicas de carreira da instituição.

Compartilhar: