Conselho Curador da EBC elege nova presidenta e aprova com ressalvas Plano para 2016

Publicado em 11/12/2015 - 11:05 e atualizado em 29/01/2016 - 08:53

O Conselho Curador da EBC aprovou com ressalvas o Plano de Trabalho para o ano de 2016 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na 59º Reunião ordinária do colegiado, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 09. O pleno considerou que o documento deveria ser revisado e, então, reapresentado para nova deliberação do colegiado em sua próxima reunião, marcada para o dia 17 de fevereiro. Segundo o colegiado, o documento precisa permitir uma leitura mais interligada entre as diretrizes do colegiado, os projetos apresentados e a grade de programação, para que os conselheiros possam monitorar com facilidade o cumprimento das metas ao longo do ano.

 

Segundo o Diretor Geral da EBC, Asdrúbal Figueiró, existem a previsão de 115 projetos previstos para o ano que vem, sendo 83 voltados para conteúdos e programação. Segundo Asdrúbal, as prioridades serão a valorização da cobertura jornalística e esportiva, na TV Brasil, além de novos investimentos em programas de reflexão, na faixa infantil, em conteúdos de arte e cultura brasileira e em transmissões ao vivo. Trê grandes novidades estão sendo aguardadas para a emissora: um programa de debates, o “Palavra Cruzada”, com a presença fixa dos jornalistas Paulo Markun, Tereza Cruvinel, Débora Bergamasco e Tales Faria; a reformulação do “Hora da Criança”, que terá a cantora e compositora Adriana Calcanhoto interagindo com as crianças por meio de seu heterônimo Partimpim, e o programa semanal “Estação Plural”que trará três apresentadores ligados ao universo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

 

Na Web, a Direção informou que na Agência Brasil, a estratégia é aumentar a produção regional, com a atuação de correspondentes em seis estados brasileiros - Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Ceará -, além das três sedes da EBC. A EBC irá intensificar os acordos de parceria com outros portais e agências internacionais, para aumentar a publicação dos conteúdos, inclusive em jornais e sites estrangeiros. E será estruturada a Central de Pauta, com o objetivo de integrar as pautas dos diversos veículos da EBC e aumentar a produção de conteúdo multimídia.

 

Com relação às Rádios, o grande destaque será a ampliação da distribuição de conteúdos e o lançamento de uma rádio All News para intensificar a veiculação dos conteúdos jornalísticos e esportivos.

 

O conselheiro Venício Lima afirmou que a forma como o Plano é apresentado aos conselheiros impede uma real análise e interpretação das estratégias da empresa: “O plano é muito grande e difícil de ser analisado de uma maneira aprofundada pelo Conselho. Peço que a Direção reveja a forma como deve ser feita essa apresentação, para que o Conselho consiga monitorar as metas e, sobretudo, para que ele seja uma referência da condição e da qualidade desse trabalho para a EBC no próximo ano”, afirmou.

 

Letícia Yawanawá cobrou projetos que priorizem a temática dos povos da floresta, para que a pauta indígena se torne cotidiana dentro dos canais da empresa: “Eu gostaria de dizer que a EBC me parece um ambiente que pensa de maneira construtiva e respeitosa os povos indígenas, mas é preciso haver programas que tratem desta população e que sejam feitos por esta população, para mostrar a realidade de índios, ribeirinho e quilombolas do país”.

 

Já o conselheiro Joel Zito cobrou ações para priorizar a população negra na tela da TV Brasil: “Gostaria de dizer que gostei da apresentação feita pela empresa e do Plano de Trabalho de modo geral. Mas eu gostaria de sugerir que ano que vem a EBC comece a projetar apresentadores e pensadores negros em seus programas e produtos. Os negros precisam aparecer no vídeo e apresentar programas”, defendeu o conselheiro.

 

A necessidade de um projeto que estimule o marketing e faça publicidade da empresa em todo o país foi cobrada pelo conselheiro Takashi Tome.“É preciso tomar mais iniciativas com relação ao marketing da EBC, das marcas da EBC, dos programas, dos produtos, e divulgá-los em eventos científicos e acadêmicos, por exemplo, para que a população entenda a importância da empresa na sociedade”, afirmou.

 

A conselheira Rosane Bertotti cobrou da empresa projetos que mostrem o interessa da EBC em se relacionar de maneira mais intensa com a sociedade civil, enquanto a conselheira Evelin Maciel gostaria de mais informações sobre o planejamento da empresa a partir do acordo de cooperação com os Ministérios da Saúde, da Educação, da Cultura e a Secretária de Comunicação, detentores dos Canais do Poder Executivo, para implantar estações digitais nas 283 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes até 2019. “A gente precisa entender melhor pra onde nós estamos caminhando na EBC e isso precisa estar refletido de maneira simplificada no documento, para ver se há um planejamento sólido para os próximos anos”, defendeu.

 

Todas as ressalvas e contribuições dos conselheiros e conselheiras serão encaminhadas para a Direção da EBC no prazo de 10 dias. A aprovação com ressalvas do Plano está condicionada a inserção destas contribuições no documento. Na inviabilidade orçamentária de contemplar todas as demandas, cabe a Direção negociar com o Conselho possíveis remanejamentos dos projetos a fim de tornar viável um planejamento que contemple ambas as partes.

 

 

Rita Freire é a nova presidenta do Conselho Curador

 

A conselheira Rita Freire e a conselheira Evelin Maciel foram eleitas, respectivamente, as novas presidenta e vice-presidenta do Conselho Curador da EBC para o biênio 2015/2017. A reunião marcou o final do mandato da conselheira Ana Luiza Fleck Saibro, que presidiu o colegiado por dois mandatos (2011-2013 e 2013-2015). A eleição teve uma chapa única. Num total de 17 votos, a chapa eleita teve 15 votos e houve dois votos em branco.

 

Graduada em jornalismo pela Faculdade de Jornalismo da Fundação Casper Líbero e pós-graduada em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Rita Freire  é editora e gestora da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada, além de dirigente da Associação Internacional de Comunicação Compartilhada (Compas). Atua em movimentos sociais feministas, no Fórum Mundial de Mídia Livre e no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Email para contato: rita.freire@ebc.com.br

 

Evelin Maciel é especialista em Regulação de Telecomunicações, Mestre em Ciência Política na área de Comunicação, e jornalista pela Universidade de Brasília (UnB). Ela é diretora da Coordenação de Rede Legislativa de Rádio e TV e Gerente do Comitê Gestor de TV Digital da Câmara dos Deputados. Atualmente, é vice-presidente da Associação Brasileira de Rádios e TV´s Legislativas – Astral, entidade que presidiu em 2008. Apresenta, desde 2007, o programa de auditório 'Câmara Ligada', da TV Câmara, que reúne música, juventude, deputados e um tema político para discussão. Email para contato: evelin.maciel@ebc.com.br

 

No seu discurso de despedida, a conselheira Ana Fleck entregou um Relatório de Gestão com o balanço das atividades em todo o seu mandato. O relatório pode ser acessado aqui. A conselheira destacou os trabalhos que foram deliberados pelo colegiado e que fazem do Conselho "um órgão melhor estruturado, com maior clareza de sua função, e com uma atuação cada vez mais qualificada, com resoluções cada vez mais eficientes, gerando resultados práticos na programação dos veículos da EBC". Segundo Ana Fleck, "hoje o Conselho é mais linfluente do que na sua criação. Por isso somos mais cobrados pela sociedade civil, porque somos vistos como uma possibilidade de diálogo com a direção da EBC, o que realmente o órgão deve ser", concluiu.

 

E em seu discurso de posse, a presidenta Rita Freire exaltou a importância da chegada à presidência de uma representação da sociedade escolhida por meio de uma Consulta pública, o que reforça o caráter de controle social feito pelo público na observação do cumprimento dos objetivos da EBC. “Nós não podemos confundir a voz da EBC com a voz do governo. Nós temos um Conselho Curador aqui que busca essa independência e nós queremos ir a todos os lugares dizer que nós temos compromisso com a credibilidade, com autonomia e com a sociedade. É um privilégio participar de um colegiado desses”, afirmou.

 

A vice-presidenta Evelin Maciel fez um discurso afirmando a importância de sua função na operacionalização de agendas do Conselho Curador em todos os espaços de atuação onde o colegiado desejar atuar.

 

 

Selo de Pró-Equidade de Raça e Gênero

 

A jornalistas e radialista da EBC, Mara Régia, que compõem o Comitê de Pró-Equidade de Gênero de Raça da EBC, foi chamada para dar o informe sobre o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, à EBC. “Vim mostrar o nosso selo pró-equidade da quinta edição comemorando a terceira geração de mulheres a frente desse conselho”, exaltou. A jornalista fez a leitura de uma carta cobrando ações da empresa para promover ações de equidade de gênero e raça na EBC e para acabar com casos de assédio moral e sexual que ocorrem na empresa.

 

Calendário

 

O colegiado também aprovou o calendário de atividades do Conselho para o 1º semestre de 2016. As reuniões acontecerão nos dias 17 de fevereiro, 13 de abril e 15 de junho. Também ficou definida uma audiência pública na cidade de São paulo, no dia 27 de janeiro, para ouvir da sociedade formas de aprimoramento do processo de participação e escolha dos novos representantes da sociedade civil no colegiado. Em fevereiro de 2016, terminam os mandatos de cinco conselheiros: Claudio Lembo, Heloisa Starling, Paulo Derengoski, Wagner Tiso e Ima Vieira.

 

 

Confira o vídeo com a gravação completa da apresentação e apreciação do Plano de Trabalho aqui.

 

Confira a galera de fotos desta reunião aqui

 

Fonte: Guilherme Strozi - Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC

Compartilhar: