Moção de repúdio contra violência policial no Complexo do Alemão

Publicado em 29/04/2016 - 18:03 e atualizado em 29/04/2016 - 18:17

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vem a público repudiar a violência policial contra lideranças comunitárias e jovens no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Esta semana, o conselheiro e comunicador negro Enderson Araújo presenciou e foi vítima de revista e abordagem policial intimidatória na comunidade.

Três policiais armados com fuzis revistaram e interrogaram Enderson, logo após uma atividade no Coletivo Papo Reto. A ação é parte de uma política de Estado policial que em todo país criminaliza e mata a juventude, especialmente negra e indígena.

A abordagem também revela o grau de monitoramento a que estão submetidos os jovens ativistas digitais da periferia, que cumprem um importante papel na democratização da comunicação.

Prestamos nossa solidariedade ao conselheiro Enderson, ao Coletivo Papo Reto e à comunidade do Complexo do Alemão. Reivindicamos políticas públicas e ações concretas contra a intimidação e o genocídio dos/as jovens negros/as. A violência policial no Brasil não pode continuar impune. 

Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação

 

Compartilhar: