Nota em defesa da comunicação pública e da democracia

Publicado em 15/04/2016 - 20:26 e atualizado em 15/04/2016 - 20:31

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vem a público se posicionar em defesa do Estado Democrático de Direito e do direito da sociedade a uma informação equilibrada e à pluralidade de opiniões sobre a atual crise política.

O Colegiado tem por finalidade legal zelar pelos princípios e objetivos da Comunicação Pública, que se confundem, não por acaso, com os preceitos da democracia, nos quais a participação social, o equilíbrio, a responsabilidade e a independência editorial caminham pari passu com a defesa dos direitos humanos e das garantias fundamentais. A comunicação, portanto, cumpre um relevante papel em momentos de forte tensão social como o que vivemos hoje.

Não estamos aqui para defender nenhum governo ou partido, mas sim para cobrar a responsabilidade social da imprensa em um momento em que a cobertura do processo de impeachment transcorre sob acusações de manipulação, espetacularização e parcialidade. Nesse cenário, a comunicação pública, que ainda engatinha num país onde a própria democracia é jovem, tem um papel crucial a cumprir.

Alertamos para a sua importância estratégica em defesa dos interesses da sociedade, e a defendemos, na figura da EBC e da rede pública de TV e rádio, para que possam levar ao grande público a pluralidade de narrativas e de posições sobre a atual crise política.

Reiteramos a necessidade de autonomia e independência editorial na EBC, para que a empresa possa cumprir o papel para o qual foi criada, de ser uma alternativa à mídia comercial e à estatal, contribuir com a formação dos cidadãos e para democratizar os meios de comunicação do país.

 

Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação

 

Compartilhar: