one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival de cinema feminino no Rio destaca tema da sexualidade

Imagem:

Compartilhar:

Festival de cinema feminino no Rio destaca tema da sexualidade

Criado em 02/07/12 12h37 e atualizado em 02/07/12 12h50
Por Isabela Vieira Fonte:Agência Brasil

Divulgação
Abertura terá a pré-estreia no Brasil do longa Histórias Que Só Existem Quando Lembradas

Rio de Janeiro - Com cerca de 90 filmes em cartaz, além de debates com o público, começa amanhã (3), no Rio, o 9º Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina). Até domingo (8), filmes com foco na questão da sexualidade, a maioria dirigida por mulheres, serão exibidos no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no centro.A mostra exibirá filmes brasileiros e estrangeiros selecionados entre os 800 inscritos - número recorde - e em festivais internacionais. A principal temática é a sexualidade que, de acordo com  a curadora Paula Alves, apareceu espontaneamente. "Todo ano tem um tema que se destaca entre os selecionados. Este ano, especialmente, recebemos muitos filmes sobre essa questão", explicou.

A abertura terá a pré-estreia no Brasil do longa Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, da diretora Julia Murat. Ambientado no Vale do Paraíba, narra o encontro da padeira Madalena com uma jovem fotógrafa. Já  recebeu dezenas de prêmios, entre eles os de melhor filme e de melhor atriz (para Sônia Guedes) do Festival de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Entre os filmes brasileiros, a curadora indica o Irina, da diretora Sabrina Greve. O filme conta a história de uma jovem que vive sozinha na cidade de São Paulo, trabalhando em uma loja de aquários, que sonha em conhecer a Rússia. Sua vida se transforma quando ela ganha um concurso para conhecer Moscou.

Dos filmes estrangeiros, a maioria inéditos no Brasil, estão entre os mais esperados o turco Zefir, sobre uma adolescente de temperamento forte, que é obrigada a viver durante um tempo com os avós, e o libanês Os Três Desaparecimentos de Soad Hosni. Ele traça um perfil da atriz egípcia que dá nome ao filme, em toda a sua complexidade e com seus paradoxos.

O Femina também apresenta um filme sobre a polêmica crítica de teatro Bárbara  Heliodora, o Bárbara em Cena, cuja exibição antecede a discussão com o público sobre o tema  identidade. "O filme é sobre como ela se posiciona como crítica, uma pessoa supertemida pela classe artística, e como mulher", disse Paula Alves .

Também será tema de discussões com o público e especialistas o feminismo, após exibição de um vídeo sobre a campanha política da diretora da organização não governamental Davida e da grife Daspu, Gabriela Leite.

Dentro da programação consta ainda uma homenagem à atriz Zezé Mota, com a exibição do filme que a consagrou, Xica da Silva (1976), de Cacá Diegues, domingo (8), às 18h. Uma pequena mostra para crianças e adolescentes, com temas variados, será realizada também no domingo, às14h, na Caixa Cultural. O ingresso custa R$ 2 a inteira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário