one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rede de Cinemas Cinemark

Imagem:

Compartilhar:

Rede Cinemark é multada por descumprir lei estadual da meia entrada no Rio

Criado em 30/08/12 16h28 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A rede exibidora Cinemark Brasil terá que pagar multa no valor de R$ 2 mil a cada descumprimento da lei estadual 3.364/2000, que assegura meia entrada em salas de exibição de cinema, teatros, casas de shows ou outras casas de espetáculos a jovens com até 21 anos. A informação foi dada hoje (30) pelo promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Carlos Andresano, em entrevista concedida à Agência Brasil.

O Ministério Público obteve liminar a partir de uma Ação Civil Pública que obriga a rede a cumprir a lei. O descumprimento foi constatado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que enviou ao MP/RJ 30 reclamações de consumidores.

De acordo com Andresano, o Ministério Público recebeu denúncias de que existiam, em algumas salas da rede Cinemark, cartazes informando que a lei seria inconstitucional, ou seja, não haveria a obrigatoriedade da cobrança de meia entrada nestes locais. Porém, segundo o promotor, a lei é constitucional. "Por enquanto é uma liminar, falta ainda terminar o processo. Mas liminar está valendo. Quem descumprir terá que pagar o valor de R$ 2 mil por descumprimento", disse.

O estudante de engenharia Lucas Encarnação da Silva, de 18 anos, disse já passou por situações em que não pôde entrar nesses estabelecimentos por estar com a carteira de estudante vencida. Ele ressaltou a importância de que seja divulgada a lei em vista do desconhecimento da legislação pelos jovens.

"Tive que pagar uma sessão no cinema em um shopping com o valor de inteira. Isso é importante porque nós estudantes não temos dinheiro para frequentar espetáculos e peças teatrais com o valor alto que são cobrados. Tem que haver a meia entrada para todos os jovens", disse.

A rede Cinemark é uma das maiores de redes de cinema no Brasil, com 446 salas distribuídas em 30 cidades do país.

A Lei 3.364/2.000 estabelece que, mesmo não sendo estudante, o jovem com idade até 21 anos tem direito ao ingresso de meia entrada em shows, cinemas, teatros, entre outros eventos culturais.

Até o fechamento dessa matéria, a rede Cinemark informou que está apurando o caso.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário