one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil comemora centenário de Luiz Gonzaga em 2012

Imagem:

Compartilhar:

Luiz Gonzaga faria 100 anos e país celebra seu legado

Criado em 10/10/12 14h09 e atualizado em 05/01/15 12h21
Por Allan Walbert Fonte:EBC

Luiz Gonzaga
Brasil comemora centenário de Luiz Gonzaga em 2012 (Everaldo Vilela/Creative Commons)

Num tempo em que a produção artística era focada no eixo sul - sudeste, coube a uma voz acompanhada de sanfona amolecer a aridez e hostilidade da caatinga em forma de música. Luiz Gonzaga detinha a arte de inserir melodia em enredos sobre a condição desfavorável da terra onde nasceu. Em 2012, o Brasil comemora 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga e celebra o legado deixado por um dos maiores ícones da história artística brasileira.

Elba Ramalho fala sobre influência de Gonzagão

Não sem consistentes motivos, a obra de Gonzaga é lembrada mesmo após 23 anos de sua morte. As suas músicas lideram rankings das mais tocadas até hoje. Acrescentam-se o ineditismo; a forma como ele conseguiu representar através de um estilo a cultura, os costumes, o jeito de seu povo. Causou revolução no imaginário brasileiro quanto ao nordeste, aproveitando o bom momento dos meios de comunicação à época e apresentando o sertão como um dos vários “brasis”.

Infografia produzida por Arte Djor/EBC

Gonzaga influenciou o nordeste, ou o nordeste influenciou Gonzaga? Quando você percebe que muita gente ainda se perde ao responder a pergunta, é sinal do quão importante foi a existência dele para a formação cultural e identidade nacional. Gonzagão e sertão confudem-se.

História

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, em Pernambuco, filho dos lavradores Januário José Santos e Ana Batista de Jesus, esta mais conhecida como Santana. Ainda na infância, Luiz costumava ajudar o seu pai tocando zabumba em festas pela região, pegando desde cedo o gosto pela coisa.

O amor chegou ao coração de Luiz Gonzaga causando-lhe alguns problemas. Aos 18 anos, seus pais descobriram que ele estava se envolvendo com a filha de um coronel da cidade, que dele não gostava. A surra foi grande. A tristeza por não se casar com Nazarena levou Luiz a fugir de casa e se alistar no exército em Crato, no Ceará. Após um tempo viajando pelo país como corneteiro do exército, deu baixa e foi para o Rio de Janeiro.

Chuva e sol / Poeira e carvão / Longe de casa / Sigo o roteiro / Mais uma estação / E a saudade no coração

“Eu vou mostrar pra vocês/Como se dança o baião/E quem quiser aprender/É favor prestar atenção”. Chegando na capital fluminense, não demorou muito para Gonzaga se tornar Gonzagão e popularizar o forró, o xote e o baião, ritmos que até hoje têm nele como precursor.

Registros biográficos apontam que o gatilho para o crescimento da carreira de Luiz veio com a apresentação dele em um programa de Ary Barroso, em 1941, onde tocou a instrumental “Vira e Mexe”, vindo ela também a ser a sua primeira gravação. Ouça abaixo a música completa.

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

No sudeste, o inventivo cantor já era considerado o maior representante da música nordestina no país, com sucessos que começavam a ganhar o mundo. O crescimento mais vertigionoso aconteceu quando foi contratado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, permitindo a ele alcance e destaque ainda maiores. Através de sua obra, os brasileiros redescobriam o nordeste em ritmo e melodias que traziam a significação sertaneja de uma maneira nova. Gonzaga não deixava de tratar dos problemas enfrentados pelos seus conterrâneos, mas dava-lhes roupagem pura e singela. Era um retrato poético de uma realidade sofrida, muitas vezes em versos temperados com esperança e saudade, como retratado em 'Asa Branca'.

E foi justamente a saudade que fez Luiz Gonzaga voltar para o sertão. O motivo era uma visita à sua família, que continuava morando em Exu desde que ele fugiu de casa. O resultado do encontro com seus pais, Januário e Santana, rendeu a famosa música 'Respeita Januário'. “Luíz respeita Januário / Luiz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso e com ele ninguém vai, Luiz / Respeita os oito baixo de seu pai”. Essa e outras estórias são contadas no programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Assista à segunda e terceira partes do programa De Lá Pra Cá especial sobre Luiz Gonzaga.

Gonzagão também teve um filho, popularmente conhecido como Gonzaguinha. A relação entre os dois durante a infância do menino não foi das melhores. A amizade foi de fato firmada quando Gonzaguinha resolveu seguir os passos do pai e também se tornou músico. Eles chegaram inclusive a fazer juntos uma turnê pelo Brasil. A história de Gonzagão e Gonzaguinha foi tema do programa Musicograma, também da TV Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Minha sanfona minha voz o meu baião / Este meu chapéu de couro e também o meu gibão / Vou juntar tudo dar de presente ao museu / É a hora do Adeus / De Luiz rei do baião

Luiz Gonzaga morreu em Recife, em 2 de agosto de 1989. Foram cerca de 60 anos de carreira, 1.538 gravações de 633 canções, que incluíram parcerias como a de Humberto Teixeira. Vira figura mítica mesmo depois de morto, com repertório que até hoje figura entre os principais registros da música brasileira.

Confira a galeria abaixo com fotos de Luiz Gonzaga

A Empresa Brasil de Comunicação - EBC está preparando uma série de especiais para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga. Novidades, em breve!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário