one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lima Barreto só passou a ser amplamente reconhecido após sua morte

Imagem:

Compartilhar:

Lima Barreto, 90 anos depois

Criado em 31/10/12 17h00 e atualizado em 01/11/12 12h01
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Lima Barreto
Lima Barreto só passou a ser amplamente reconhecido após sua morte (Reprodução)

“Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma coisa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da coisa que fixava”. Ainda que pelas páginas de Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi à alma de muitos leitores que o personagem que dá título ao livro efetivamente chegou, com seu doce amor à pátria e suas ideias ufanistas que desafiam a sanidade.

A obra mais célebre de Lima Barreto, escritor carioca cuja morte completa 90 anos no dia 1º de novembro, reúne alguns dos elementos mais marcantes da trajetória literária de seu autor: crítica social, ironia e linguagem coloquial. Uma amostra dos escritos de Barreto pode ser encontrada gratuitamente na página Domínio Público, na qual estão disponíveis gratuitamente diversos títulos assinados por ele.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional sobre Lima Barreto:

Nascido mestiço em 13 de maio de 1881 (exatamente sete anos antes da abolição da escravatura no Brasil) como Afonso Henriques de Lima Barreto, o criador de livros como O Subterrâneo do Morro do Castelo e Clara dos Anjos só recebeu amplo reconhecimento após sua morte precoce aos 41 anos, em 1922. Desde os 21 anos, no entanto, Lima Barreto já colaborava com jornais e revistas, tendo publicado algumas de suas obras como folhetins.

A inteligência aguçada de Lima Barreto convivia com o alcoolismo e com sua fragilidade mental, que o levou a ser internado em instituições psiquiátricas. Algumas memórias sobre os episódios conturbados vividos pelo autor aparecem em Cemitério dos Vivos e Diário Íntimo. O que ficou registrado para os leitores contemporâneos, contudo, foi a força do autor, considerado hoje um dos grandes nomes da literatura nacional.

Em 2011, o programa De Lá pra Cá, da TV Brasil, prestou tributo aos 130 anos de Lima Barreto. Assista abaixo às duas partes do episódio dedicado ao escritor:

De Lá pra Cá - Lima Barreto (parte 1/2)

Creative Commons - CC BY 3.0 -

De Lá pra Cá - Lima Barreto (parte 2/2)

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Já na Rádio MEC AM, o programa Contos no Rádio deu uma nova roupagem a alguns dos textos de Lima Barreto.

Ouça abaixo as dramatizações levadas ao ar pela atração

O Homem que Sabia Javanês

Uma Noite no Lírico

O Único Assassinato de Cazuza

Os Percalços do Budismo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário