one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Com o filme Tabu, do diretor Miguel Gomes, a programação foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (3), em sessão de gala, no Cine Odeon Petrobras

Imagem:

Compartilhar:

Mostra Imagens de Portugal é uma das atrações do Festival do Rio 2012

Criado em 03/10/12 20h59 e atualizado em 03/10/12 21h11
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Programação de festival foi aberta com o filme Tabu
Com o filme Tabu, do diretor Miguel Gomes, a programação foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (3), em sessão de gala, no Cine Odeon Petrobras (Divulgação)

Rio de Janeiro - Com um total de 32 filmes, a mostra Imagens de Portugal é uma das atrações da edição 2012 do Festival do Rio. Com o filme Tabu, do diretor Miguel Gomes, a programação foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (3), em sessão de gala, no Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, no centro da capital fluminense. Vencedor dos prêmios de inovação e crítica do Festival de Berlim 2012, o filme é um drama ambientado em Portugal e Moçambique, que desvenda o passado de uma mulher que viveu em uma fazenda do país africano.

A mostra está dividida em quatro nichos: a produção recente do país, uma seleção de curta-metragens do festival de Vila do Conde, e retrospectivas da obra dos dois mais importantes cineastas portugueses, Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues. Entre as produções lusas dos últimos anos estão dois filmes que abordam a literatura lusitana: Filme do Desassossego, de João Botelho, drama inspirado no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e Os Amores de Florbela Espanca, cinebiografia da poeta Florbela Espanca.

Na atual situação de crise econômica vivida por Portugal, a coprodução com o Brasil está sendo encarada como uma importante alternativa para o cinema do país europeu, segundo o diretor de Tabu, Miguel Gomes, e o produtor de Filme do Desassossego, Alexandre Oliveira. “Temos a língua em comum e a possibilidade de juntos alargarmos a busca por recursos, mas o cinema português tem que ser feito em Portugal”, disse Gomes. Oliveira declarou esperar ter o Brasil como parceiro em seu projeto de levar para o cinema o romance Os Maias, de Eça de Queiroz.
 
Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário