one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dona Canô em sua casa azul e branca, em Santo Amaro da Purificação

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a trajetória de Dona Canô

Criado em 25/12/12 11h17 e atualizado em 25/12/12 13h39
Por Portal EBC

imagem de dona canô sentada
Dona Canô em sua casa azul e branca, em Santo Amaro da Purificação (Andrea Freitas/Creative Commons)

Claudionor Teles Viana Velloso nasceu em 16 de setembro de 1907 na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Conhecida como Dona Canô – apelido colocado por um amigo de infância que não conseguia pronunciar seu nome – casou-se em 1930 com o funcionário público dos Correios, José Teles Velloso, ou Zeca.

Leia também:

Dona Canô: Mãe de Caetano e Bethânia morre aos 105 anos em Santo Amaro da Purificação

Um ano e dois meses depois nasceu a primeira filha do casal, Maria Clara. Canô é mãe de oito filhos, entre eles os músicos Caetano Veloso e Maria Bethânia, a filha mais nova. Costumava dizer que não havia motivo para lhe darem fama, além de ter colocado no mundo duas estrelas da música popular brasileira.

No município de Santo Amaro da Purificação, tinha grande influência política e era assediada por políticos locais e do estado. A amizade com Antônio Carlos Magalhães também se traduzia em apoio político. Tinha afinidade com o ex-presidente Lula e mantinha contato com ele por telefone ou em visitas que Lula chegou a lhe fazer no município baiano.

A casa azul e branca em que morava, na altura 179 da avenida Vianna Bandeira, no centro, tornou-se ponto turístico. Dona Cano morreu em 25 de dezembro de 2012, após implicações de um ataque isquêmico cerebral. Ficou internada por seis dias (entre os dias 15 e 21 de dezembro) e pediu para passar o Natal em casa.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário