one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Casa de Januário. Ele morou aqui depois que saíram da casinha

Imagem:

Compartilhar:

Família que empregou Gonzaga elogia personalidade do sanfoneiro

Criado em 14/12/12 15h44 e atualizado em 05/01/15 12h15
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

Um dos destinos turísticos mais visitados por quem vai a Exu (PE) conhecer a terra de Luiz Gonzaga é a Fazenda Araripe, localizada a poucos quilômetros do centro da cidade. A típica paisagem da caatinga do sertão nordestino compõe a redondeza onde ele e seus pais viveram. O contexto ressalta a coragem e a quebra de paradigmas do menino que rompeu as dificuldades de onde veio para fazer sucesso em todo o Brasil.

Muita coisa continua de pé e preservada na Fazenda. Um dos pontos que mais chama a atenção é a casinha que foi o ponta-pé inicial para a música 'Respeita Januário'. Depois de passar anos no Rio de Janeiro sem dar notícias, Luiz volta a essa casa e procura por seus pais. Bate tarde da noite na janela e é recibo por seu pai, que diz: “Isso é hora de você chegar em casa, corno sem-vergonha?”

Boa parte da história dos primeiros passos do Velho Lua pode ser encontrada no casarão da Família Alencar, para quem a família Gonzaga trabalhava. Marfisa Alencar, a neta de Manuel de Alencar, patriarca da família à época de Luiz, conta ao Portal EBC detalhes sobre como era a personalidade do sanfoneiro enquanto criança e elogia a bondade do então menino. Ela acrescentou a importância da partida de Gonzaga de Exu “Se tivesse casado aqui, Luiz continuaria na mesmice”. Assista ao vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Confira página especial sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário