one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo - Jardim Paulista: Streetart by Minhau

Imagem:

Compartilhar:

Das ruas para o museu: 2ª Bienal de Graffiti chega ao Mube este mês

Criado em 13/01/13 15h12 e atualizado em 21/01/13 10h31
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Grafite de Minhau
Obra do grafiteiro Minhau no Jardim Paulista (Flickr/wallyg/Creative Commons)

São Paulo – Pela segunda vez em São Paulo, a arte urbana vai deixar seu espaço tradicional, as ruas e os muros das cidades, para se instalar no Museu Brasileiro da Escultura (Mube). A 2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art tem início no dia 22 de janeiro e permanece no Mube até 24 de fevereiro, apresentando diversos estilos, técnicas e conceitos do grafite.

“A bienal, conceitualmente, mostra as diferentes formas de arte existentes no mundo e toda a revolução que o grafite [graffiti] tem colocado nesse universo. O próprio nome dela, Graffiti Fine Art, cria um questionamento: se é grafite por que não pode ser fine art [produção artística realizada por impulso artístico ou estético, sem objetivo documental ou publicitário]?”, disse o artista e curador da bienal, Binho Ribeiro, em entrevista à Agência Brasil.

A intenção da bienal é fazer com que o Mube se transforme em uma imensa galeria de rua. “É como se elas [as pessoas] fossem a uma galeria de rua, como se fossem dar uma volta na Vila Madalena [tradicional bairro de São Paulo que tem muitas galerias e ateliês], só que de maneira bastante organizada no sentido de que se tem uma iluminação específica e uma individualidade de obras”, destacou o curador.

Para a bienal, Ribeiro selecionou obras inéditas de 50 artistas nacionais e estrangeiros já reconhecidos na arte urbana mundial, tais como Kongo e Daze e os brasileiros Speto, Finok e Minhau, esse último responsável por construir um gato em madeira com cerca de 4 metros de altura que será instalado no evento. Painéis, instalações, telas, fotografias, pinturas e esculturas vão compor a bienal deste ano. “O foco da bienal é o universo artístico, os grafiteiros que ocupam galerias, fazem exposições e têm importância na cena do grafite mundial”, disse ele.

A primeira edição da bienal ocorreu em 2010 e apresentou a história do grafite no Brasil e no mundo. “No mundo inteiro, o grafite tem duas vertentes: a street art, com formação e influência da Europa, de cidades como Paris e Londres, no fim dos anos 1960; e o grafite que veio de Nova York, que tem também a companhia da cultura hip hop", explicou Ribeiro. Em São Paulo, no entanto, o grafite se caracteriza pela originalidade e pela pluralidade de formas e ideias.

"A própria dificuldade que tivemos, há 30 anos, para receber material, fotografias, referência, história e entender a origem do grafite americano que se tornou [a base do] grafite mundial fez com que nossa vontade de pintar fosse maior do que a capacidade que a gente tinha para buscar informação. Éramos muito jovens, eu, OsGemeos, Speto, entre outros. Isso fez com que São Paulo assumisse características diferentes de todo o mundo. São Paulo é hoje referência do grafite mundial. Diversos e grandes nomes vêm para cá não só para pintar junto com os artistas, o que é uma característica bacana no mundo inteiro, mas também para absorver o que estamos produzindo. Esse desprendimento que temos hoje se tornou uma grande referência”, disse o artista e curador.

Para este ano não foi definido um tema para a bienal. “Ela [a bienal] não tem um tema, mas continua com a mesma proposta de liberdade de criação por parte dos artistas”, disse Binho. Além das obras, o evento também contará com projeção de filmes, sessões de autógrafos e pinturas ao vivo em alguns espaços da cidade, tais como em estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A entrada na bienal é gratuita. Mais informações podem ser encontradas em www.mube.art.br ou pela página do evento no Facebook.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário