one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto de índios e ativistas sociais contra destruição de escola e prédio do antigo Museu do Índio para as obras do Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Manifestantes pedem tombamento do antigo Museu do Índio e preservação do entorno do Maracanã

Criado em 01/01/13 12h21 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Akemi Nitahara Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Protesto contra demolição de escola e Museu do Índio - Marcanã
Protesto de índios e ativistas sociais contra destruição de escola e prédio do antigo Museu do Índio para as obras do Maracanã em junho (Vadimir Platonow/Ag.Brasil)

Rio de Janeiro - Com faixas pedindo a preservação do antigo Museu do Índio, respeito à opinião pública e correção na política indigenista,  20 pessoas fizeram uma manifestação pacífica em frente à Câmara Municipal, durante a cerimônia de posse dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos em outubro, que ocorre neste momento.

De acordo com José Guajajara, esta é a terceira vez que os manifestantes comparecem à Câmara pedindo o tombamento do imóvel histórico, ocupado desde 2006 por cerca de 30 índios, que fundaram a Aldeia Maracanã.

A manifestação aconteceu durante a posse do prefeito Eduardo Paes, de seu vice, Adilson Pires, e dos 51 vereadores cariocas. Assista ao vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

"A gente veio fazer uma manifestação pacífica e não deixam a gente entrar. Não é só o Museu do Índio, [é preciso respeitar também] todo o entorno do Maracanã, a escola Friedenreich, o ginásio Célio de Barros".

No dia 20 de dezembro, estava prevista a votação do projeto de lei do vereador Reimont (PT), que tomba o prédio onde o marechal Candido Rondon iniciou o Serviço de Proteção ao Índio, que deu origem à Funai, mas a votação foi adiada.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário