one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apresentação de forró na 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE

Imagem:

Compartilhar:

UNE terá apoio do MinC para tornar forró Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Criado em 24/01/13 18h05 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Forró
Apresentação de forró na 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE (Divulgação/UNE)

Olinda (PE) – O Ministério da Cultura (MinC) apoiará a União Nacional dos Estudantes (UNE) para que o forró seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “Vamos junto com vocês [estudantes] ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] levar adiante o projeto”, disse hoje (24) a secretária executiva da pasta, Jeanine Pires, durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE.

“Fiquei muito feliz quando o frevo, esse ritmo maravilhoso entrou, nesse rol das preciosidades que temos. O forró, com toda a sua raiz e significância, tem chance de se tornar patrimônio e representar o país no mundo”, disse Jeanine. A secretária convidou os estudantes a participarem ativamente da divulgação da cultura brasileira nos grande eventos que o país sediará: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Jeanine disse que o ministério tem como uma das prioridades a juventude e que a cultura nas universidades deve receber incentivos do MinC.

O presidente da UNE, Daniel Iliescu, disse que quando as atividades da bienal se encerrarem, a entidade se reunirá com o Iphan para encaminhar o pedido e vai acompanhar os trâmites junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Popular em todo o Brasil, sua disseminação se deu por meio da imigração dos nordestinos para outras regiões do país. Como patrimônio imaterial da humanidade, o forró será protegido a fim de que permaneça vivo para as gerações futuras. O título é concedido pela Unesco. A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.

A 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE é considerada o maior evento estudantil da América Latina, reunindo milhares de pessoas em Olinda. O evento ocorre até sábado (26) e une política estudantil e cultura em mostras de teatro, música e cinema, seminários de esportes, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e de extensão. O tema desta edição é A Volta da Asa Branca, uma Homenagem ao Sanfoneiro Luiz Gonzaga, cujo centenário foi comemorado em 2012. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. A programação completa pode ser consultada no site da bienal. 

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário