one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


a primeira missa portinari

Imagem:

Compartilhar:

Obras de Portinari são apresentadas no Complexo do Alemão

Criado em 22/02/13 20h31 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

a primeira missa portinari
A primeira missa, Cândido Portinari (museus.gov.br)

Rio de Janeiro – A Praça do Conhecimento, espaço de inclusão social e digital da comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na zona norte da capital Fluminense, foi o local escolhido para a apresentação hoje (22) do Portinari para Todos, proposta do novo portal do Projeto Portinari (www.portinari.org.br).

O trabalho é resultado de 33 anos de pesquisa. Foi feito um levantamento completo e catalogação minuciosa da obra do pintor Candido Portinari, que está 95% indisponível ao público em coleções privadas. A coordenadora-geral do portal, Maria Duarte, disse que o projeto conseguiu localizar mais de 5 mil obras, entre pinturas, gravuras e desenhos. E agora está tudo disponível para consulta na internet.

“A gente brinca que começou a trabalhar no projeto há 33 anos. Mas, efetivamente, ele começou a ser idealizado há dez anos, quando a gente estava organizando a celebração do centenário de Portinari. Infelizmente na época a gente não conseguiu levantar os recursos para fazer, já que não é um projeto simplesmente de web, de interface para o público em geral. Ele tem uma parte de base muito importante, muito complexa que fala diretamente com o acervo do Projeto Portinari.”

O acervo conta com cerca de 30 mil itens, entre obras, cartas, fotografias e depoimentos relacionados ao pintor e também a personalidades que conviveu com Portinari como Oscar Niemeyer, Carlos Drummond de Andrade, Luís Carlos Prestes e Afonso Arinos. De acordo com Maria Duarte, a ideia é que o visitante do portal tenha uma experiência de imersão na vida e na obra do pintor, em um conceito novo de disponibilização de conteúdo na web.

“Eu não estou falando de um portal que simplesmente é um formulário que você preenche para acessar o acervo de um artista. Ele traz uma nova premissa, de experiência sobre o acervo. Eu quero que o usuário mergulhe nesse acervo, que ele se perca nesse acervo.”

A capa do portal traz um mosaico com a obra completa de Portinari. Além do menu tradicional, com informações institucionais, biografia e créditos, é possível fazer buscas no acervo usando filtros como tema das obras, suporte, técnica ou mesmo cor e busca por palavras aleatórias. “O portal traz o lado lúdico. Se você chama uma criança e fala 'vamos olhar um acervo', ela vai dizer 'prefiro jogar futebol'. Então, se ela gosta de futebol, vamos buscar aqui 'futebol', e vai aparecer um mosaico com obras de Portinari sobre futebol”, explicou.

De acordo com ela, o projeto do portal é único. “A gente fez uma busca e não há no mundo um site de um artista, sobre a obra de um artista, tão complexo, tão estruturado como o que a gente está lançando. A gente foi muito feliz em ousar, em sair do tradicional de pesquisa de acervo e pensar de que forma apresentar esse acervo ao grande público”.

O menino Gabriel Ramos de Oliveira, de 10 anos, gostou do portal, apesar de não conhecer a obra de Portinari. “É legal, mas os quadros são meio esquisitos”, disse.

A técnica de enfermagem Jurema da Conceição já tinha visto uma exposição do artista, mas com o portal gostou de conhecer outros quadros. “Achei ele incrível, porque conseguiu refletir a nossa realidade, lá no passado, mas contemporânea hoje. Reflete muito as características do povo e a personalidade de um homem muito à frente da sua época, porque o que pintou ontem, não mudou, continua atual.”

Maria Duarte lembra que Portinari foi quem mais pintou o seu próprio país. “É um pintor que deixou para a gente mais de 5 mil obras sobre o Brasil, sobre a nossa identidade, sobre a nossa cultura. Eu acho que conhecer Portinari é se conhecer, é conhecer o nosso país, o nosso Brasil”.

Candido Portinari nasceu em 1903, em uma fazenda de café perto de Brodowski, em São Paulo, filho de imigrantes italianos de origem humilde. Começou a pintar aos 9 anos de idade e, aos 15, se mudou para o Rio de Janeiro e se matriculou na Escola Nacional de Belas-Artes. Em 1928, ganhou como prêmio uma viagem à Europa, onde decidiu pintar sua terra natal.

O pintor participou ativamente da elite intelectual brasileira na época em houve uma grande mudança na atitude cultural, quando a estética passou a refletir os problemas do mundo e a realidade do país. Na década de 1950, pintou os painéis Guerra e Paz para a seda da Organização das Nações Unidas (ONU). Portinari morreu em 1962, em consequência de intoxicação por tintas.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário