one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Pequeno Príncipe

Imagem:

Compartilhar:

Clássico francês comemora 70 anos

Criado em 08/04/13 12h48 e atualizado em 08/04/13 14h48
Por TV Brasil

Pequeno príncipe
O Pequeno Príncipe (Wikimedia Commons)

Um dos mais populares livros do mundo, O Pequeno Príncipe está completando 70 anos. A obra chegou ao Brasil dois anos após sua estreia mundial e conquista até hoje fãs de todas as idades.

No texto, o principezinho deixa a sua casa, o asteroide B 612, e visita outros planetas, onde moram personagens solitários, como a raposa e o geógrafo. Os encontros passam uma mensagem de amizade.

O professor Thiago Leite tatuou no braço a frase O essencial é invisível aos olhos, em francês.   Extraída de O Pequeno Príncipe, a escrita significa para ele, a falta de preconceitos. “Ela remete ao fato de simplesmente não dar valor à imagem das coisas, mas enxergar com o coração”, define.

À primeira vista, é uma história para crianças, encontrada nas sessões infantis das livrarias. Mas a viagem que o pequeno príncipe faz no livro, leva também os adultos a refletirem sobre o que é importante na vida. “É tanto para crianças – por causa das histórias fantásticas –  como para o adulto retornar um pouco à sua infância”, acredita a professora Graziele Passos.

O clássico francês já serviu de inspiração para desenhos e peças de teatro. Encenada recentemente em Brasília, uma delas conta um pouco da história de Saint-Exupéry, o piloto e autor do livro.  Durante a apresentação, diferentes gerações de admiradores descobriram um pouco mais sobre o criador. Rodeado por um mistério, Exupéry desapareceu em um acidente de avião um ano depois da primeira edição de O Pequeno Príncipe.

Sobre o autor, a historiadora de arte Heloísa Estada analisa: “Ele sempre tinha uma postura para frente, olhando para o bem, fazendo com que a bondade fosse executada”.

O livro que completa 70 anos de idade, foi traduzido em mais de 150 idiomas.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário