one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de cinema

Imagem:

Compartilhar:

Festival de filmes em português atrai 6 mil pessoas em Lisboa

Criado em 14/04/13 18h10 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Gilberto Costa Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Sala de cinema
Este ano, o festival recebeu o dobro do público do ano passado (Foto: Fernando de Sousa/Creative Commons)

Lisboa – Cerca de 6 mil pessoas participaram do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin) em Lisboa – o dobro de espectadores do ano passado. A quarta edição do evento, que durou uma semana e teve início no último dia 3 de abril, reuniu o maior público da história do festival no tradicional Cinema São Jorge, na Avenida Liberdade, na capital portuguesa.

Em média, 250 pessoas estiveram presentes em cada sessão. Oitenta filmes, entre longas e curtas de ficção, além de documentários e animações, foram exibidos.

O filme que atraiu maior público foi O Grande Kilapy (produção de Angola, do Brasil e de Portugal), estrelado Lázaro Ramos. Programada na abertura do festival, a película teve de ser exibida em duas salas simultaneamente devido à quantidade de cinéfilos interessados.

O festival também contou com duas sessões competitivas (para filmes de longa e de curta-metragem de ficção). Lázaro Ramos ganhou prêmio de melhor ator devido à interpretação no filme O Grande Kilapy. A melhor atriz foi Leandra Leal, protagonista de Bonitinha, mas Ordinária.

Entre os melhores filmes, destaque para o cinema brasileiro. O júri escolheu Cowboy, do diretor Tarcísio Lara Puiati, como melhor curta. O melhor longa foi A Coleção Invisível, filme de estreia do francês Bernard Attal, radicado na Bahia, e último filme do ator Walmor Chagas.

O público elegeu O Bebé, do iraniano radicado em Portugal, Reza Hajipour, como melhor curta-metragem. Colegas, de Marcelo Galvão, foi escolhido pelo público como melhor longa-metragem e recebeu menção honrosa do júri.

Para Adriana Niemeyer, uma das organizadoras do Festin, filmes como Colegas; A Coleção Invisível e O Grande Kilapy têm chances de serem exibidos no circuito comercial de Portugal. Para ela, um dos méritos do festival é permitir a exibição de filmes e despertar interesse pela exibição para o grande público.

Segundo ela, diretores brasileiros que participaram do Festin reclamaram da falta de locais para exibição das películas. “Por isso, os festivais são de grande importância”, disse, destacando a necessidade de criação de linhas de financiamento para a realização de festivais com filmes brasileiros no exterior.

A quinta edição do Festin deve ser realizada entre os dias 2 e 9 de abril de 2014, no Cinema São Jorge.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário