one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


festa do divino paraty rio de janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Iphan vai analisar inclusão da Festa do Divino de Paraty no patrimônio cultural brasileiro

Criado em 02/04/13 19h30 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

festa do divino paraty rio de janeiro
Em Paraty, a manifestação está profundamente enraizada no cotidiano dos moradores e agregou elementos ligados à história local(Divulgação / Secretaria de Cultura - RJ)

Rio Janeiro - A Festa do Divino, a mais tradicional celebração dos moradores de Paraty, no litoral sul fluminense, pode passar a ser protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta será analisada amanhã (3), a partir das 10h, em Brasília, na mesma reunião do Conselho Consultivo do órgão federal que vai apreciar o tombamento do Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina, na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro.

De acordo com o Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, que avaliou a proposta, a Festa do Divino Espírito Santo tem a formação da sociedade brasileira, além de ser uma referência cultural dinâmica e de longa continuidade histórica”.

De origem portuguesa, a celebração do Espírito Santo começou a se disseminar no Brasil ainda no período colonial. Hoje está presente em todas as regiões do país, com variações em torno de uma estrutura básica: a folia, a coroação de um imperador, e o Império do Divino.

Em Paraty, a manifestação está profundamente enraizada no cotidiano dos moradores e agregou elementos ligados à história local. A festa, celebrada a cada ano, começa no Domingo de Páscoa, com o levantamento do mastro. Os rituais ocorrem ao longo da semana que antecede o Domingo de Pentecostes, celebrado 50 dias após a Páscoa. Para os moradores de Paraty, a Festa do Divino é mais aguardada do que o Natal.

De acordo com o Iphan, a partir do registro como patrimônio cultural do Brasil estão previstas medidas, propostas pela comunidade, para salvaguardar a Festa do Divino da histórica cidade do litoral sul fluminense. Entre elas, o incentivo ao turismo religioso e a melhoria nas condições de produção, reprodução e circulação desse bem cultural.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário