one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Logomarca da Copa do Mundo de 2014, no Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Cultura distribuirá R$ 15 milhões para eventos na Copa

Criado em 18/04/13 15h04 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Isabela Vieira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Logomarca da Copa 2014
A expectativa é financiar atividades no cinema, no teatro, na literatura, na dança, na arte contemporânea e atividades que envolvam inovação e criatividade (Fifa/Divulgação)

Rio de Janeiro - O governo federal deve divulgar em maio edital de R$ 15 milhões para atividades artísticas culturais na Copa do Mundo de 2014. Segundo a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, a ideia é fazer cerca de 300 eventos nas 12 cidades-sede da competição internacional.

“O edital está em fase de finalização, ainda não foi publicado, mas a ideia central é permitir que qualquer tipo de manifestação cultural possa se apresentar nas 12 cidades-sede e no seu entorno, que seja qualquer manifestação do Brasil”, afirmou à Agência Brasil. “As pessoas vão poder se inscrever em diferentes categorias e valores de participação”, acrescentou.

A expectativa é financiar atividades no cinema, no teatro, na literatura, na dança, na arte contemporânea e atividades que envolvam inovação e criatividade, por exemplo.

Em entrevista no Fórum Cultural Olímpico e Paralímpico, no Rio, a secretária explicou que o objetivo é organizar uma programação cultural em conjunto com os municípios e estados e ocupar não só os espaços culturais, mas também as áreas públicas, como ocorreu nas Olimpíadas de Londres. Para Jeanine, a experiência inglesa deve ser aplicada na Copa e nas Olimpíadas.

“Um ponto essencial que Londres conseguiu e que é preciso que o Brasil faça é: um único festival. Ou seja, ter a cidade, o estado, o comitê organizador e o governo federal, todos imbuídos de uma mesma programação que retrate essa realidade brasileira”, declarou.

Durante o fórum cultural olímpico, a diretora da Olimpíada Cultural & Festival Londres 2012, Ruth Mackenzie, lembrou que a competição é a grande chance de os países se apresentarem ao mundo, graças à exposição midiática. Ela lembrou que boa parte dos jornalistas internacionais que cobriram o evento não tinha ingresso para as competições e disputava as atividades culturais.

“Tivemos mais de 40 mil jornalistas no Reino Unido, de todos os países do mundo, e eles não tinham bilhetes para assistir o esporte. Eles vieram para nós [para a área cultural]. Então, usem o programa para mostrar quem são vocês. Para mostrar ao mundo seus valores, para mostrar ao mundo um retrato da diversidade do  Brasil", disse. “É apenas uma chance na vida e é formidável”, completou.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário