one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pero Vaz de Caminha lê para o comandante Pedro Álvares Cabral, o Frei Henrique de Coimbra e o mestre João a carta que será enviada ao rei D. Manuel I. Obra do pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo

Imagem:

Compartilhar:

Três cartas documentam o descobrimento do Brasil e revelam detalhes da viagem de Cabral

Criado em 19/04/13 11h04 e atualizado em 19/04/13 11h23
Por Gilberto Costa Correspondente da Agência Brasil / EBC Fonte:Portal EBC

Quadro Pero Vaz de Caminha
Pero Vaz de Caminha lê para o comandante Pedro Álvares Cabral, o Frei Henrique de Coimbra e o mestre João a carta que será enviada ao rei D. Manuel I. Obra do pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo/ Reprodução )

Lisboa – Está em exposição em Lisboa a Carta do Mestre João (ou João Faras) uma das três cartas (junto com a carta de Pero Vaz de Caminha e a Relação do Piloto Anônimo) que documentam a expedição de Pedro Álvares Cabral, que há 513 anos descobriu o Brasil. 

A carta, que pode ser vista até 2 de junho na Fundação Calouste Gulbenkian, ilustra pela primeira vez na história o Cruzeiro do Sul, constelação que era referência fundamental para as embarcações e aeronaves que desciam do Hemisfério Norte para a outra metade da Terra.

LEIA A CARTA DO MESTRE JOÃO

Saber navegar olhando as estrelas permitiu ao homem cruzar os oceanos. Conhecer o Cruzeiro do Sul foi condição para que os portugueses se arriscassem na outra parte do Atlântico, antes de outra civilização europeia, e colonizasse o Brasil. De acordo com Henrique Leitão, curador da exposição e professor de História da Ciência da Universidade de Lisboa, “os portugueses detinham a altura as melhores técnicas de navegação e, sobretudo, as técnicas de posicionamento, do saber onde está”.

Segundo o pesquisador, os portugueses inovaram ao trazer as técnicas de astronomia (inventada pelos árabes) para dentro dos barcos e, assim, calcular a latitude a partir dos astros. Além disso, na expedição “testaram novos aparelhos e procedimentos de navegação”, como uma técnica recolhida na viagem de Vasco da Gama pelo Oceano Indico (1498), chamada “tábuas da Índia”, também utilizada para medir a altura das estrelas.

Saiba mais:

Confira no mapa o trajeto da viagem de Cabral

A Carta de Pero Vaz de Caminha: conheça o primeiro documento dos portugueses sobre o Brasil

A Carta do Mestre João pertence ao acervo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo que também guarda a carta de Caminha – ambas reconhecidas pelo certificado da Unesco de Memória do Mundo. As cartas tiveram funções diferentes. A de Mestre João é um documento náutico e com valor para o conhecimento físico - ele assinou a carta como “cirurgião físico”. Já a carta de Caminha, um dos sete escrivães da expedição, é um documento histórico ou “o testemunho de criação de uma nação”, como definiu o historiador português José Manuel Garcia, autor do livro Pedro Alvares Cabral e a primeira viagem aos quatro cantos do mundo.

Confira imagens de onde está guardada a Carta de Caminha

O relato de Caminha

Conforme o historiador, a carta tem teor literário e é de grande valor para a historiografia. Há na carta, por exemplo, informações sobre os índios contatados e são criadas primeiras imagens dos habitantes originais que no futuro ajudam a forjar uma identidade brasileira. “Os portugueses se depararam com a natureza em estado absoluto, o que fez com que se construísse o mito do bom selvagem e do paraíso”, assinala Garcia.

A nudez dos índios é mais de uma vez mencionada por Pero Vaz de Caminha salientando a pureza do povo encontrado. “A inocência desta gente é tal que a de Adão não seria maior, com respeito ao pudor”, descreve o escrivão. “Essa é uma grande surpresa que se vê na carta: como é que as pessoas podem andar assim e, no entanto, portam-se bem”; aponta Henrique Leitão.

O espanto de Caminha com a nudez indígena não aparece na primeira edição em livro da carta, feita no Rio de Janeiro em 1817, época que Dom João VI morava no Brasil. Segundo José Manuel Garcia, o rei levou para o Brasil uma cópia da carta. A versão na íntegra só foi conhecida em 1822, em Portugal.

A descrição sobre as pessoas e a paisagem da nova terra encontrada ainda é feita na Relação do Piloto Anônimo, uma espécie de diário que descreve a viagem de Cabral de Portugal até Índia. Em uma das passagens sobre o “achamento” do Brasil, o tripulante desconhecido descreve: “A terra é muito abundante em muitas árvores e muitas águas boas e inhames e algodão. Nestes lugares não vimos animal algum. A terra é grande e não sabemos se é ilha ou terra firme. Julgamos que seja pela sua grandeza terra firme. E tem muito bom ar e estes homens têm redes e são grandes pescadores e pescam peixes de muitas espécies”.

De acordo com o livro de José Manuel Garcia, há quatro cópias da carta do piloto anônimo feitas a época da publicação (primeiras décadas do século 16); originalmente escrita em italiano. O único exemplar disponível em Portugal está na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário