one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cyro Monteiro

Imagem:

Compartilhar:

Há 100 anos nascia Cyro Monteiro

Criado em 28/05/13 12h24 e atualizado em 28/05/13 12h37
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Cyro Monteiro
Cyro Monteiro (Reprodução)

Carioca do bairro Rocha, Cyro Monteiro foi um dos grandes intérpretes do samba-choro que brilhou nos programas de rádio na década de 1930 e fez da caixa de fósforo um instrumento de percussão. Se vivo fosse, Cyro, ou apenas Formigão,  seu apelido, completaria 100 anos nesta terça-feira, 28 de maio.

Voz suave e sorriso simpático, Cyro Monteiro eternizou músicas como Falsa baiana e Escurinho, de autoria de Geraldo Pereira, e Se Acaso Você Chegasse, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins, o grande sucesso que o tornou conhecido no Brasil. Também cantou Cartola e Vinícius de Moraes, dentre tantos outros compositores.

Para marcar o centenário de nascimento desse expoente musical brasileiro, o Portal EBC reuniu trechos de uma entrevista concedida pelo cantor em 1970 (três anos antes de sua morte)  a um programa da antiga TVE/RJ. Você verá um pouco da história musical de Cyro Monteiro, que vem da infância; o começo da carreira na Rádio Philips, a convite de Sílvio Caldas, que o chamou para substituir o parceiro Luís Barbosa; a paixão pelo Flamengo, seu time do coração, e uma brincadeira com Chico Buarque, que rendeu o samba Ilmo Sr. Cyro Monteiro ou Receita Pra Virar Casaca de Neném.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário