one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lançada no Rio programação Ano Brasil Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Literatura e cinema são destaque na programação do Ano de Portugal no Brasil

Criado em 21/05/13 20h02 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Como parte da programação do Ano de Portugal no Brasil, o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, promovem no próximo sábado (25), às 18h, um encontro sobre as tendências e caminhos da literatura portuguesa contemporânea. Participarão do debate Vozes da Literatura Portuguesa os escritores Gastão Cruz, José Luiz Peixoto, Lidia Jorge, Patricia Reis e Rui Zink, todos com livros publicados no Brasil. A mediação será de Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa.

De acordo com Inês Pedrosa, não foi fácil a seleção de escritores para o debate, que também ocorre hoje (21), em São Paulo, e na quinta-feira (23), em Porto Alegre. “A literatura portuguesa contemporânea mantém a vitalidade que a tornou, desde pelo menos Luís de Camões e Antônio Vieira, uma das literaturas de referência do mundo”, disse a diretora da instituição dedicada à memória e à obra do poeta Fernando Pessoa.

Para Inês Pedrosa, além dos escritores da nova geração, há autores portugueses ainda pouco publicados no Brasil. “Monumentos literários como Agustina Bessa-Luís, Vergilio Ferreira, Ruy Belo ou Natália Correia são ainda praticamente desconhecidos do público brasileiro”, ressaltou.

Paralelamente ao encontro literário, o IMS apresenta a partir de sexta-feira (24) a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo, que traça um panorama da recente produção cinematográfica de Portugal. Até 6 de junho serão exibidos 24 filmes, de curta ou longa-metragem, produzidos entre os anos de 2000 e 2012. A seleção abrange filmes que têm relação direta com a literatura portuguesa, como O Delfim, de 2002, baseado em livro de José Cardoso Pires, e Filme do Desassossego (2010), inspirado em Fernando Pessoa.

A programação completa da mostra está disponível no site . O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, zona sul do Rio.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário